A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) pretende concluir até o final de outubro a transferência dos detentos do presídio localizado no centro de Bento Gonçalves para a nova penitenciária em Linha Palmeiro, no interior do município, inaugurada no último dia 14.
Leia mais
Detentos serão transferidos para novo presídio de Bento ao longo de 30 dias, afirma vice-governador
Governador Eduardo Leite cumpre agenda na Serra nesta quinta-feira
Nova cadeia de Bento Gonçalves será inaugurada nessa quinta-feira
Após três prazos adiados, a expectativa é que presídio de Bento Gonçalves abra até o final de junho
Prédio está pronto, mas não há cronograma para inauguração do novo presídio de Bento Gonçalves
Prefeito reforça discurso por destruição da atual cadeia de Bento Gonçalves
Bento Gonçalves pede interdição e demolição do presídio
Começam as obras no novo presídio de Bento Gonçalves
Bento Gonçalves assina doação de área ao Estado para construção de novo presídio
De acordo com a Susepe, 248 presos já foram encaminhados para a nova unidade prisional. Ainda restam para serem transferidos 125 detentos – 102 homens e 23 mulheres. Eles estão sendo levados gradualmente em grupos de 10 em 10, mas o cronograma não é detalhado por questões de segurança.
A nova cadeia dispõe de 420 vagas e foi construída em uma área de 5,6 metros quadrados. No local, trabalham 62 agentes penitenciários. A estrutura dispõe de um sistema que realiza o escaneamento dos visitantes para monitorar a entrega de produtos e materiais proibidos na unidade prisional. Segundo a Susepe, outras medidas de segurança serão implantadas ao longo dos próximos meses para impedir a entrada de objetos ilegais.
Os presos são obrigados a usar uniformes, e é também proibida a entrada de artigos de higiene para evitar que outros materiais sejam levados para o presídio. Além disso, a unidade prisional dispõe de comando de abertura de celas à distância.
O investimento na estrutura foi de R$ 31 milhões e ocorreu por meio de permuta com a construtora pelo prédio que abriga a Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de Bento Gonçalves.
Agentes interceptam entrega de celular e drogas
Na manhã da última segunda-feira (21), houve a primeira tentativa de entrega de materiais ilegais no local. Agentes penitenciários interceptaram dois pacotes com drogas, aparelho celular, chips e fone de ouvido. Segundo a Susepe, os pacotes foram arremessados para o interior da penitenciária e ficaram presos nas telas de segurança da parte superior externa.
O material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi registrada a ocorrência.