Embora ainda não tenha virado santo, é praticamente assim que o padre João Schiavo é conhecido pela comunidade onde trilhou seu caminho religioso. No segundo aniversário da data de sua beatificação (estágio em esfera local, em vez de universal, como ocorre na canonização), o distrito de Fazenda Souza prepara atividades alusivas à data, como bênçãos, procissões e visitas ao Memorial Pe. João Schiavo.
O religioso foi beatificado pela Igreja Católica em 28 de outubro de 2017, em Caxias, pelo milagre atribuído à cura de Juvelino Cara, um homem acometido por uma trombose em todo o intestino delgado, em 1997. Schiavo é o primeiro beato da Diocese de Caxias do Sul e fundou instituições como o Seminário Josefino de Fazenda Souza; o Abrigo de Menores São José, em Caxias; o Abrigo de Menores, em Pelotas e Rio Grande e o Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá (SC). Também foi fundador, diretor e professor do Colégio Santa Maria Goretti, que nasceu em Fazenda Souza e hoje está localizado no bairro Madureira.
Conforme a irmã Enedina Smiderle, murialdina e vice-postuladora da causa do beato, o caminho de canonização dele segue os trâmites previstos pela Cúria Romana, que é o de, após ser considerado beato, acolher a um novo milagre sem argumento ou comprovação médica. No entanto, um caso analisado acabou não sendo reconhecido, uma vez que, segundo os médicos envolvidos, a cura era possível e não ocorreu milagre.
As festividades desta semana também fazem referência ao Ano Murialdino, celebrando os 120 anos da morte de São Leonardo Murialdo e os 50 anos de sua canonização.
Confira a programação:
Quinta-feira (24), às 19h: procissão luminosa que recorda a missão dos cristãos de serem luz no mundo. Cada devoto deverá levar a sua vela.
Sexta-feira (25), às 19h: bênção da água e dos produtos da terra. Os participantes podem levar os frutos de suas colheitas. Ao final de todas as celebrações, será dada a bênção com a relíquia (um pedaço de osso) do religioso italiano.
Sábado (26), às 14h: visita aos "Caminhos Pe. João Schiavo", com ônibus saindo neste horário da Paróquia São Leonardo Murialdo (Rua Doutor Montaury, 710). O itinerário inclui parada no Memorial Pe. João Schiavo, no Colégio Murialdo Ana Rech. O encerramento será às 16h, com a missa na Capela do Beato (Rua Lino Rech, 5535). Ao final, o ônibus fará o trajeto de volta à Paróquia São Leonardo Murialdo.
Domingo (27), às 16h: celebração da Eucaristia na Capela do Beato, conduzida pelo padre Marcelino Modelski e animada pelo Coral Monte Carlo. Os visitantes também poderão conhecer o Memorial do Beato João Schiavo, no Instituto Social das Murialdinas, a Capela São José, onde Schiavo celebrava diariamente. Os fiéis serão recepcionados pela Banda Marcial da Escola Municipal Pe. João Schiavo.