O Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu), de Caxias do Sul recebe oficialmente nesta quarta-feira (2) quatro novas ambulâncias que vão reforçar a frota disponível para o atendimento de urgências e emergências no município. As ambulâncias foram adquiridas junto ao Governo Federal a partir de solicitações da prefeitura. A solenidade de entrega das ambulâncias ocorre às 16h junto à cerimônia de entrega do restauro do Monumento à Itália, na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. Com as novas ambulâncias, a frota passa a contar 13 veículos em Caxias.
Segundo a Secretaria da Saúde, uma das ambulâncias de suporte básico será destinada ao projeto de descentralização do Samu para o interior de Caxias do Sul – que ainda está em fase inicial e não tem data para ser implantado. As outras três serão usadas no atendimento de pacientes com doença crônica, fazendo o deslocamento de usuários a outros municípios, e para pacientes acamados entre os serviços da rede, não necessariamente envolvendo situações de urgência ou emergência.
As ambulâncias de suporte são destinadas à transferência de pacientes crônicos, que se encontram restritos ao leito domiciliar ou são dependentes de oxigênio. O serviço é disponibilizado mediante solicitação do paciente na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Já as de suporte avançado são as UTIs móveis, que dispõem de materiais e equipamentos mais avançados para atendimento a casos mais graves.
As quatro novas ambulâncias custaram R$ 690 mil em recursos federais. Em fevereiro, a prefeitura adquiriu nove veículos para renovação da frota com recursos municipais, ao custo de R$ 1,9 milhões. No mês de agosto, a prefeitura também efetuou a troca de uma motolância.
Leia também
Sem saber, morador auxiliou criminosos em fuga após assalto na Serra, segundo BM
Em uma semana de greve, mais de 80 mil movimentações já deixaram de ser feitas em processos de Caxias do Sul
Quarta-feira deve ser marcada por pancadas de chuva na Serra