O Procon de Bento Gonçalves faz um alerta aos consumidores do município em decorrência do aumento de registros em casos de fraude com boletos bancários. De acordo com Karen Izidro Battaglia, coordenadora do Procon, em uma semana, sete pessoas registraram ocorrências.
Segundo Karen, o crime ocorre de duas formas pela internet. A primeira é quando a pessoa recebe o boleto falso por e-mail. Já a segunda acontece quando é realizada uma compra em site não seguro. Ela destaca que os boletos falsos também podem vir por correio.
— Normalmente são usados nomes de operadoras de telefonia, até usam logos — explica.
A orientação do Procon para identificar se um site é seguro é analisar o que o próprio navegador diz sobre a página acessada do lado do link de endereço. Quando a compra é efetuada por meio de cartões de crédito, o cuidado deve ser redobrado para que não sejam salvos os dados do cartão no site. O Procon ressalta também que o consumidor deve realizar a consulta na Receita Federal do CNPJ da empresa que consta no boleto. Outra alternativa é entrar em contato e confirmar se o boleto emitido consta no sistema da empresa.
De acordo com Karen, a identificação do emissor do boleto se torna difícil, uma vez que, ao pagar o boleto, a conta que recebe o pagamento logo em seguida é encerrada. Ela ainda detalha que, em alguns casos, se torna possível identificar o emissor e realizar o ressarcimento, mas isso é raro.
— Quando se trata de fraude, o Procon não tem muito o que fazer, é muito difícil reaver o dinheiro — explica.
Após a identificação do boleto fraudado, o consumidor deve registrar boletim de ocorrência e comparecer ao Procon junto com o comprovante de pagamento para dar início à tentativa de reembolso do valor.
Fraude
Procon de Bento alerta consumidores sobre fraudes em boletos
De acordo com o Procon, em uma semana, sete pessoas registraram ocorrências
Ana Nazario
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project