Neste final de semana, Caxias do Sul vai receber um grande mutirão de ação comunitária. Com a organização dos Escoteiros do Brasil, o AstroMut vai reunir cerca de 380 escoteiros, entre jovens e adultos, de todo o país. O principal objetivo é desenvolver atividades de cidadania em prol da comunidade.
O evento vai ocorrer no Seminário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Catarina. Na ocasião, estará presente jovens de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Além do amor pelo escotismo, os inscritos têm um grande objetivo em comum: colocar em prática o lema “servir”. O evento proporciona a integração entre os participantes, mas, acima de tudo, possibilita a inserção do jovem na realidade local. Serão desenvolvidas 13 bases em entidades de Caxias do Sul e também junto à comunidade local.
Para o coordenador geral do AstroMut, Marcelo de Carli Junior, o Mutirão será uma oportunidade de ajudar entidades caxienses.
— Envolvemos 380 participantes, todos aqui em Caxias, trabalhando um dia todo para auxiliar as instituições e a comunidade. É um tipo de trabalho muito gratificante e de enorme relevância. É muito bom podermos ver o escotismo proporcionando esse tipo de experiência para os seus membros, pois é visível o bem que isso faz aos pioneiros, quando vemos suas expressões no final do dia de trabalho.
A programação oficial do AstroMut acontece a partir das 8h de sábado (5) e segue até o domingo (6), às 14h30. As atividades seguem confirmadas, independente do clima.