Um acidente de trânsito na madrugada deste domingo (20) no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, causou as mortes de Fernanda Xavier Sosso, 33 anos, e do filho dela, Otavio Xavier Ceconi, dois. Eles estavam na carona de um Gol que foi atingido na lateral por um Ford Ka conduzido por um adolescente de 17 anos. O acidente aconteceu por volta de 1h30min no cruzamento da Rua Bortolo Zani com a Avenida França.
O condutor do Gol, Júlio Ceconi, 36 anos, pai da criança e marido de Fernanda, ficou gravemente ferido. Ele foi conduzido ao Hospital Pompéia. Até 17h, ele permanecia internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em recuperação após cirurgia, segundo o hospital. Kauã Xavier Cassânego, 14, filho de Fernanda e enteado de Júlio, também estava no veículo e foi encaminhado ao Complexo Hospitalar Unimed e recebeu alta da UTI ainda no domingo.
De acordo com o boletim de ocorrência, testemunhas relataram que o Ka conduzido pelo adolescente trafegava em alta velocidade pela Avenida França e atravessou o sinal amarelo ao cruzar pela Bortolo Zani, no sentido Cruzeiro-Bela Vista, onde colidiu na lateral do Gol. A Delegacia de Trânsito investiga as circunstâncias do acidente. Imagens de uma câmera de monitoramento de um estabelecimento próximo foram cedidas para a polícia.
Ainda de acordo com o registro policial, embora o adolescente tenha se negado a fazer o teste do etilômetro, ele apresentava "visíveis sinais de embriaguez". Em razão disso e da falta de habilitação, ele apreendido em flagrante por homicídio doloso. Ele não sofreu ferimentos na colisão.
— Estavam (Fernanda e Otávio) apenas a algumas quadras de casa. Nossa família nunca tinha perdido pessoas jovens. Acabamos perdendo duas de uma só vez. E perdemos dois doces de pessoas. Vai restar a recordação de duas pessoas alegres e sempre felizes com a vida — comenta o tio de Fernanda, Aido Xavier.
Para o familiar, as circunstâncias do fato tornaram as perdas ainda mais trágicas:
— Esperamos que haja justiça, pois houve imprudência. Precisamos de uma lei mais rígida e de pais mais responsáveis — defende Aido.
O velório de Fernanda e Otávio ocorre na sala A das Capelas São José do bairro Cruzeiro. Eles serão sepultados às 11h desta segunda-feira (21) no Cemitério dos Santos Anjos, bairro Bela Vista.