As atividades que integram a 10ª edição da peregrinação em memória da madre Bárbara Maix iniciam no domingo (20), com um tríduo na igreja de Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul.
A celebração, que ocorre também nos dias 20 e 27 de outubro, é encarada pelos fiéis como uma preparação à peregrinação, marcada para o dia 10 de novembro. O evento deve atrair mais de mil pessoas à comunidade onde a cura de uma criança teria ocorrido por intercessão da religiosa, através de um milagre.
Realizada anualmente, a peregrinação é organizada pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, fundada pela beata que acaba de ter aberto um processo referente ao milagre em Santa Lúcia do Piaí. A celebração religiosa, que inclui missa, homenagens e um almoço de confraternização, receberá em novembro caravanas do Paraguai, Santa Catarina e outras cidades do Rio Grande do Sul onde a congregação atua.
A preparação por meio do tríduo ocorre em todas essas comunidades que, no dia da peregrinação, reúnem-se no evento em Santa Lúcia do Piaí. Na comunidade caxiense, os tríduos preparatórios serão celebrados às 9h. Mais informações pelo 54 99900-9535 (Pe. Miro), pelo 54 3266-1234 (Débora), ou pelo e-mail paroquiasantalucia@hotmail.com.
Quem foi madre Bárbara Maix
Nascida na Áustria em 1818, madre Bárbara Maix tornou-se, em 2010, a primeira mulher beatificada, no Rio Grande do Sul. Perseguida em Viena, pela sua opção de vida religiosa, mudou-se para o Brasil, em 1848. No ano seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de maria. Viveu no Brasil por 25 anos, dos quais, 11 no Rio de Janeiro. Viveu e trabalhou por 14 anos em Porto Alegre. Faleceu em 17 de março de 1873, no Rio de Janeiro.