A 16º Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp), encerrou no último domingo (27) com resultados que agradaram a organização do evento. Durante os 13 dias de festa, 67.025 pessoas passaram pelo parque para conferir as diversas atrações, entre elas, a feira multissetorial, a gastronomia, as atrações culturais e os shows musicais. Ao todo, foram comercializados 23.560 garrafas de espumante, que juntamente com a área de negócios, geraram um resultado de mais de R$ 2 milhões em vendas.
Leia também
Primeiro final de semana da 16ª Fenachamp registra recorde de público em Garibaldi
Com expectativa de receber mais de 70 mil visitantes, Fenachamp começa nesta quinta-feira em Garibaldi
A feira multissetorial contou com 32 empresas das áreas da indústria, comércio e serviços. A comercialização de produtos artesanais recordando a cultura italiana também foi outro destaque do evento. Durante a realização do evento, participaram 20 vinícolas que disponibilizaram 103 rótulos de variedades diversas, como extra-brut, brut e moscatel, branca e rosé, além de bebida não-alcoólicas.
Conforme pesquisa realizada com mais de 1,7 mil visitantes da feira, 91% apontaram que ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com a qualidade dos espumantes e 88% aprovaram a área de alimentação do evento. Mais de 96% afirmaram que iriam recomendar o evento para outras pessoas.
Entre as atrações culturais, o principal espetáculo foi o da cantora e compositora Paula Toller, realizado no primeiro final de semana. Outros destaques foram os shows de César Oliveira e Rogério Melo, Lucas & Felipe, Elvis Celebration In Concert, Bee Gees Alive, Cachorro Grande, Garotos da Rua, Blues Etílicos e Sunset Riders.
O presidente da Fenachamp, Giliano Verzeletti, afirma que, embora a feira tenha registrado um volume total de visitantes inferior ao da edição passada, quando cerca de 71 mil pessoas passaram pelo evento, nessa edição foram dois dias a menos, com média diária superior. Em 2019, foram cerca de 5.1 mil visitantes por dia, contra 4.7 mil na festa de 2017.
— Foi positivo (o comparecimento de visitantes) na proporcionalidade e a feira segue em um crescente. Foi um sucesso e mostrou o bom momento do espumante no Brasil. Fizemos uma reforma estrutural no espaço das vinícolas para a degustação que ampliou o espaço para os visitantes — destaca.
O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, já indicou o atual dirigente da Fenachamp, Giliano Verzeletti, para que prossiga no comando da festa na próxima edição.
A Fenachamp 2021 está prevista para ocorrer de 1º a 24 de outubro.