Canela vai contar com quatro novas Estações de Tratamento de Esgoto a partir do primeiro semestre do ano que vem. De acordo com a Corsan, cerca de R$ 2,5 milhões serão investidos na implantação.
Conforme o secretário de Meio Ambiente de Canela, Jackson Müller, cerca de 20 mil pessoas serão atendidas com as novas estações, o que corresponde a aproximadamente 50% da população de Canela. Atualmente, apenas 12% dos cidadãos possuem tratamento adequado de esgoto. O município conta com 44 mil habitantes.
Segundo a prefeitura, as quatro estações metálicas de esgotamento são oriundas de doações do município de Alvorada, onde foram construídas estações pré-fabricadas, que eliminarão a necessidade das antigas estações.
— Aqui em Canela, essas estações menores nos ajudam a atender as demandas, inclusive em relação a novos empreendimentos que estão surgindo — explica o secretário de meio ambiente de Canela, Jackson Müller.
A estimativa da secretaria de Meio Ambiente é que o município chegue a 60% de tratamento de esgoto. Atualmente, apenas 13% recebe o tratamento adequado. Ainda de acordo com Müller, a Estação de Santa Terezinha também está passando por uma ampliação que colaborará com isso.
Conforme o diretor de operações da Corsan, Eduardo Carvalho, na Estação de Tratamento de Esgoto Santa Terezinha, está ocorrendo a ampliação de 30 litros por segundo para 90 litros por segundo. Então, as novas estações serão instaladas em áreas adjacentes, ou seja, fora da área de abrangência de Santa Terezinha.
Com as novas estações, os usuários podem ter aumento na conta de água. De acordo com Carvalho, a conta da Corsan tem uma parte fixa, que é o serviço básico, e tem também a parte variável, que se refere ao consumo de água por metro cúbico.
— Se o cliente tem o serviço de tratamento de esgoto, ele paga mais 70% para cada metro cúbico de água, mas não efetua o pagamento em relação ao serviço básico. Ou seja, apenas o serviço variável e os 70% — explica.
O processo de implantação ainda está em fase inicial. Segundo Carvalho, o planejamento iniciou nesta semana. O técnico, neste momento, está indo a campo definir onde essas estações serão montadas e instaladas, pois há vários pontos da cidade com instalações antigas.