A secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Canela foi indicada a receber uma premiação da Organização das Nações Unidas (ONU) como reconhecimento pelo trabalho que desenvolve há dois anos, a implantação do turno integral em todos os primeiros anos das escolas municipais da zona urbana da cidade. A indicação para o prêmio da American Mission of UN Peacekeeping Forces Internacional Brazil (Aunipi), entidade civil associada a ONU, chegou há cerca de uma semana.
De acordo com o secretário da pasta, Gilberto Tegner, a Aunipi é um órgão de atuação global, com sede em São Paulo. Ele explica que a Medalha Mérito dos Pacificadores é destinada pela ONU ao serviço público como forma de valorização aos serviços desenvolvidos. Ainda de acordo com o secretário, no Brasil, as indicações e premiações são divididas por estado e região.
—Uma das coordenadoras da Aunipi no Estado contou que há tempos acompanha nosso trabalho aqui em Canela. Ela decidiu, então, nos indicar para receber a premiação. Estamos ansiosos pelo resultado, tivemos que enviar informações referentes ao trabalho desenvolvido na cidade e isso deve ser comparado com as ações de outras localidades. A expectativa é saber o resultado em breve— acredita Tegner.
Atualmente, cerca de 300 alunos estão inseridos no turno integral das escolas de Canela. Ao fim de nove anos, projeta-se que o turno integral seja implementado em todas as escolas municipais de Canela.
— Essa indicação não é de forma alguma algo individual. Ele é fruto de um esforço coletivo em busca de uma educação pública de qualidade, já que o ensino é um dos fatores responsáveis pela construção de uma sociedade melhor— reforça.