A prefeitura de Farroupilha comprou equipamentos e uniformes para a Guarda Civil Municipal. O custo ficou de R$ 74,5 mil para a aquisição de jaquetas, calças, camisas, bonés, botas, coletes e cintos que vão compor o uniforme dos servidores, além de algemas, apitos e cassetetes. Em atuação desde abril, 14 servidores usam apenas um colete como forma de identificação por enquanto. A previsão é que eles passem a ter as novas peças de roupas e equipamentos até novembro.
Por enquanto, a administração municipal não comprou armamento. O secretário de Gestão, Vandré Fardin, diz que uma nova licitação será feita com esta finalidade. De acordo com ele, o treinamento dos guardas termina em novembro, quando todos estarão habilitados a usar armas. A projeção é que, até lá, a compra esteja finalizada. Embora os guardas já façam rondas de proteção ao patrimônio público, fiscalização de trânsito e na segurança de eventos municipais, o secretário diz que, com a compra dos equipamentos, será possível colocar em funcionamento o serviço de forma plena.
— Eles fazem todo o trabalho que tem de ser feito, mas ainda com limitações — comenta.
Também está em andamento uma licitação que, entre outras compras, prevê a aquisição de computadores para a criação da central de monitoramento da Guarda Civil Municipal. Em agosto, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), anunciou a criação da Secretaria de Segurança Pública no município, pasta que será responsável pelo funcionamento da Guarda.