A prefeitura de Caxias do Sul vai alugar imóveis para sediar temporariamente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Esplanada e Mariani. Ambas vão passar por reformas e, conforme a secretaria municipal da Saúde, não será possível manter o atendimento durante as obras.
O cronograma dos trabalhos ainda não foi definido porque depende do andamento do processo licitatório para a reforma de cada unidade. Em nota, a secretaria da Saúde ressalta que "quando os projetos das reformas estiverem concluídos e as empresas executoras contratadas, a comunidade será devidamente informada, com antecedência, sobre os funcionamento das UBS’s nos novos locais". No momento, os postos seguem atendendo normalmente nos mesmos endereços.
A licitação para a reforma da UBS Mariani já foi aberta e está orçada em cerca de R$ 1 milhão. As propostas foram recebidas na segunda-feira (2). Quatro empresas manifestaram interesse, sendo que três foram habilitadas na fase de análise da documentação. Cabe recurso em relação a esta fase até a próxima segunda (9). As propostas financeiras serão abertas só depois do julgamento de eventuais recursos. Já a licitação para a reforma da UBS Esplanada ainda não foi lançada.
Leia mais
Moradores protestam contra possibilidade de fechamento da UBS Esplanada em Caxias
UBS Mariani passará por reforma orçada em cerca de R$ 1 milhão
Em junho, moradores da Zona Sul de Caxias protestaram contra a possibilidade de fechamento do posto do bairro Esplanada para reforma, temendo que teriam de ir até a UPA Zona Norte para buscar atendimento. Na época, a secretaria da Saúde ainda não havia confirmado se a unidade da Zona Sul estava incluída nas melhorias previstas.
Em nota, a pasta garante o atendimento à população "independentemente do tempo de conclusão das reformas e da forma que serão realizadas". Conforme o edital de licitação da reforma da UBS Mariani, o prazo previsto para as obras nesta unidade é de 240 dias, ou cerca de oito meses. A secretaria da Saúde também afirma que os imóveis que serão alugados para o atendimento à população, enquanto as reformas ocorrem, ficarão nos mesmos territórios das UBSs.
Os chamamentos públicos para interessados em alugar imóveis para a prefeitura de Caxias do Sul nessas áreas foram publicados nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial eletrônico do município. Em ambos os casos, o município busca um imóvel para abrigar cada unidade com área útil de, no mínimo, 700 metros quadrados, e máximo de 1,4 mil metros quadrados. As propostas devem ser encaminhadas até as 16h do dia 27. Segundo a publicação, o imóvel deverá atender as especificações constantes em edital e seus anexos, que poderão ser obtidos no site www.caxias.rs.gov.br, link Licitações.