A distribuição de panfletos e a prestação de informações sobre a prevenção do suicídio pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), atividades marcadas para esta terça-feira (10), foram canceladas. A ação ocorreria na Praça Dante, no Centro de Caxias do Sul, mas a prefeitura não autorizou o uso do espaço público.
A secretária de Urbanismo, Mirangela Rossi, alega que o CVV não protocolou o pedido com o mínimo de 30 dias de antecedência à ação, prazo previsto em lei. Embora reconheça a importância da atividade, ela diz que a pasta tem sido bastante rígida com as regras e não poderia abrir uma exceção. Segundo a secretária, em alguns casos a tramitação interna tem de passar até por três secretarias, o que faz com que capacidade de análise seja restrita. Além disso, afirma que a panfletagem na praça é proibida por normas ambientais.
— A gente entende que seria uma excepcionalidade, mas, se não é protocolado no prazo, é indeferido automaticamente — explica.
O CVV oficializou um primeiro pedido junto à Secretaria do Meio Ambiente em 26 de agosto. Informado de que o procedimento está vinculado à Secretaria de Urbanismo, fez a nova solicitação em 2 de setembro. Além da distribuição dos folderes, seriam colocados balões de cor amarela (que representa a campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo), penduradas fitas em um varal e instalada uma tenda onde seria possível buscar orientações sobre o assunto.
Integrante do CVV, José Theodoro conta que ainda não recebeu uma negativa oficial da prefeitura. Se este retorno tivesse chegado, ele diz que seria possível articular a possível transferência da ação para outro local. A sensação é de falta de sensibilidade.
— Talvez, por não ser uma secretaria da área da saúde, não tem esse discernimento. A Saúde tem esse evolvimento conosco — comenta.
No primeiro semestre de 2019, Caxias do Sul registrou 284 tentativas de suicídio. O número representa 47 casos por mês. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde.
Como buscar ajuda
Em Caxias do Sul, os postos de saúde, os serviços de saúde mental, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão preparados para auxiliar as pessoas em sofrimento psíquico.
Quem precisa de ajuda também pode ligar para o 188, número do CVV. A ligação pode ser feita a qualquer momento e é gratuita. No site do CVV, é possível buscar auxílio por e-mail ou chat.