Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os municípios mostram mais do que a atualização populacional, cuja estimativa, divulgada na quarta-feira, para Caxias do Sul é de 510.906 em 2019. O índice de crescimento foi de 1,36% (6.837 moradores) sobre a população de 2018, quando os dados apontaram para 504.069 habitantes. Se considerarmos o último censo, em 2010, o crescimento total do período foi de 17,3% até 2019,o que equivaleria dizer que, em média, Caxias ganhou 8.371 moradores a mais a cada ano na última década.
Alguns dos dados do IBGE ainda têm como base o censo de 2010 e, por óbvio, só descreverão um quadro mais próximo à realidade no ano que vem, após novo censo. Porém, algumas das informações são abastecidas por diferentes fontes em datas diversas e, com isso, é possível traçar um comparativo com um município de outro Estado que tem a mesma população de Caxias: Belford Roxo, no Rio de Janeiro.
As diferenças entre a cidade gaúcha e a fluminense começam pelo território. Caxias tem 1.652,704 quilômetros quadrados de extensão para os seus quase 511 mil habitantes, enquanto Belford Roxo tem o equivalente a 4,78% dessa área, ou seja, é um município que poderia ser caracterizado como um bairro de Caxias, como o Desvio Rizzo, para o mesmo número de moradores, indicando uma concentração populacional extremamente maior, 22,8 vezes superior a Caxias.
As características econômicas também são bem diferentes. Belford Roxo tinha metade da renda média de Caxias em 2016. E se o salário médio mensal dos caxienses, em 2017, era de 3,2 mínimos, os belford-roxenses viviam com 2,2 salários. Em contrapartida, Belford Roxo tinha 3.135 alunos a mais matriculados da pré-escola ao Ensino Médio do que Caxias em 2018. A rede de educação também era maior na cidade fluminense, há dois anos, tanto em número de professores quanto de escolas. Se, pelos dados, pode-se concluir que Belford Roxo investiu mais em educação,os gaúchos tiveram melhores resultados nas áreas da saúde e da infraestrutura urbana, sugerindo melhor qualidade de vida na cidade.
— Embora ambos os municípios apresentem uma população igual, os mesmos têm características completamente diferentes. A começar pelo território, passando pela densidade populacional, renda per capta, sistema de educação, saneamento básico. No que diz respeito à estrutura, pode-se observar que Caxias apresenta-se como um polo produtor, gerador de emprego e renda e que distribui melhor essa (renda) entre seus habitantes — analisa o professor de Economia da Universidade de Caxias do Sul, Mosár Leandro Ness.