Embora afirmem ainda ser cedo para avaliar, comerciantes da Rua Os Dezoito do Forte, no centro de Caxias do Sul, temem queda nas vendas com a retirada do estacionamento ao longo do dia. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (2), entre as ruas Alfredo Chaves e Marquês do Herval, para a criação de uma nova faixa de tráfego, com o objetivo de desafogar o trânsito. A proibição de estacionamento vale das 6h às 20h. Nos demais horários e nos fins de semana as vagas estarão disponíveis.
Leia mais
Rua Os Dezoito do Forte, em Caxias, ganhará nova faixa experimental na próxima segunda-feira
Na avaliação de Douglas Saraiva, 34 anos, proprietário de uma loja de roupas, a retirada das vagas na maior parte do dia pode também encarecer as mercadorias, já que, para facilitar a vida do cliente, o estabelecimento terá que firmar convênios com estacionamento próximos.
— De ontem (segunda) para hoje (terça) não tivemos impacto, mas muita gente reclamou — afirma.
Já a esposa de Saraiva, Dieiza Moreira, 34, teme que a loja perca visibilidade, já que o fluxo passará a ser apenas de passagem.
— O pessoal que parava via a loja. Agora não vai mais poder — observa.
Cássio Pessoa, 28, proprietário de uma lanchonete nas proximidades, relata que a maior parte dos clientes chega ao estabelecimento à pé ou por transporte coletivo, já que há um ponto de ônibus em frente. Apesar disso, ele acredita que haverá impacto nas vendas, ainda que pouco significativo.
— O pessoal que trabalha na redondeza parava e vinha tomar café. Também tem o pessoal que vinha trocar moeda para o parquímetro e comprava alguma coisa — conta.
Até agora, porém, a maior dificuldade de Cássio tem sido a entrega de mercadoria, situação semelhante a uma loja de material elétrico, que fica quase em frente. Sem vagas de carga e descarga ou mesmo vagas comuns, os caminhões precisam estacionar em outras ruas para buscar e entregar produtos nos estabelecimentos.
— Ontem tivemos algumas transportadoras que não vieram coletar. Sentimos bastante, principalmente porque não temos estacionamento com capacidade para caminhões nas proximidades — revela Sadi Marcolin, 55, gerente da loja de material elétrico, que hoje atende principalmente por televendas.
Enquanto alguns comerciantes temem prejuízos, outros esperam se beneficiar da mudança. Luiz Paulo Gollo, 69, espera incremento de 20% na movimentação do estacionamento que administra. Até agora, no entanto, ele diz não ter notado maior procura e diz que o fluxo do horário de pico acaba interrompendo o acesso ao estabelecimento.
— Tenho clientes cativos que reclamam que está difícil de sair e entrar. No horário dos colégios tinha que ter um fiscal com o objetivo de orientar — pondera.
PRIMEIRO DIA FOI POSITIVO
Na avaliação do secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, o primeiro dia das mudanças na Rua Os Dezoito do Forte trouxe resultados satisfatórios. Além da nova faixa, fiscais também orientaram os motoristas que saíam da Rua Borges de Medeiros a não obstruir o cruzamento com a Os Dezoito do Forte. O resultado, conforme Soares, foi um trânsito fluindo melhor.
— Ainda é cedo, mas ficou incomparável em relação ao que era antes — conclui.
Nos próximos dias, placas devem ser instaladas junto aos semáforos no cruzamento com a Borges para orientar os motoristas a não trancar o cruzamento quando a faixa da esquerda estiver ocupada. A recomendação é que seja dada a volta no quarteirão para tentar um espaço novamente. Já a vaga de carga e descarga que antes havia na Dezoito, deve ser reposicionada na Borges, mas o assunto ainda é avaliado pela secretaria.
A nova faixa de trânsito na Os Dezoito vai operar em caráter experimental ao longo de todo o mês de setembro. Porém, caso o resultado esteja de acordo com o esperado, as mudanças podem se tornar definitivas.
Leia também
Câmara de Vereadores rejeita o sexto pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul
Iotti: prefeito de Caxias ficará fora da cidade por 12 dias
Presidente da Câmara de Farroupilha quer redução de 15 para 13 vereadores
Projeto de corte de CCs está parado há três meses na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul