A Escola Municipal Luiz Antunes, no bairro Jardim América, estava movimentada na manhã deste sábado (28), em Caxias do Sul. Ao contrário dos dias da semana, quando as salas de aula são ocupadas por crianças e adolescentes, desta vez, o espaço foi compartilhado com os pais e moradores da região.
A comunidade foi até o colégio participar de atividades promovidas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em conjunto com a secretaria municipal de Educação (SMED). Entre as atrações, brincadeiras, limpeza de pele, serviços de saúde, massagens, atendimentos jurídicos e psicológicos, como escuta psicológica, orientação vocacional, elaboração de currículo e orientação sobre entrevista de emprego. Participaram da ação profissionais e estudantes dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas, Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia, Ciências Contábeis e Engenharias. A equipe do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Saju) também atendeu à população.
O aluno da 4ª série da escola Luiz Antunes, Eduardo Rodrigues, de nove anos, se divertia em um aparelho que testa o equilíbrio.
— Tem uns brinquedos legais, disse, enquanto se equilibrava.
Para os pais de Eduardo, o metalúrgico, Jonir Rodrigues, 40, e a dona de casa, Crisleine Rodrigues, 36 , a ação social é essencial para criar interação:
— É muito importante para a interação porque, às vezes, os pais deixam de acompanhar os filhos, e estar com eles em meio à escola faz diferença. Criar laços com a comunidade é saudável para viver em sociedade — afirma Jonir.
A técnica em enfermagem, Andréia Cadona, 40, também levou o filho Cauê, oito anos, para participar da ação social. Ela aproveitou para fazer uma esfoliação na pele:
— Estamos em uma área em que a comunidade é mais carente, e nem sempre tem acesso a esses serviços ou até mesmo tempo de procurar porque a rotina é agitada. Além da questão da saúde, temos a possibilidade de conhecer os cursos da UCS e interagir com a comunidade escolar.
O professor de Educação Física da UCS, José Arthur Martins, ressalta que a intenção da universidade é fortalecer os laços entre a comunidade e a instituição:
— A ação também proporciona aos alunos da UCS a experiência de praticar as atividades aprendidas em sala de aula.
BRECHÓ
A equipe da escola Luiz Antunes também organiza um brechó, sendo que o lucro é revertido para ajustes e obras pequenas no colégio. Com os dizeres "Pratique a empatia", a lojinha é montada no pátio em dia de eventos. Neste sábado, as professoras aproveitaram para vender roupas, sapatos e acessórios.