A Universidade de Caxias do Sul (UCS) não abrirá o Jardim Zoológico em dias de passe livre no transporte coletivo urbano, que geralmente cai no último domingo de cada mês. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) e atende a uma orientação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, segundo a instituição de ensino.
Conforme a universidade, a orientação repassada pelos órgãos ambientais é que a capacidade máxima de visitantes do zoológico, calculada em 1.348 pessoas ao longo de um dia, deve ser respeitada. Nos domingos de passe livre, o público que circula no local passa de 2 mil pessoas. Nos domingos em que o transporte coletivo é pago, a visitação não atinge a capacidade máxima. O zoológico estará fechado nos dias 25 de agosto, 29 de setembro, 27 de outubro e 2 e 4 de novembro. Nas demais datas, o atendimento será normal.
Ainda de acordo com a UCS, caso a rotina fosse mantida nos dias de passe livre, haveria possibilidade de fiscalização e emissão de auto de infração por parte das secretarias. Um dos motivos é que a movimentação e o barulho provocados pela grande quantidade de pessoas afeta o bem-estar dos animais. Por outro lado, segundo a UCS, a medida é temporária e servirá para iniciar um processo de modernização e ampliação do zoológico, inaugurado em 1997.
— Somos favoráveis ao passe livre, mas vamos trabalhar uma reconfiguração do zoológico, o que não é possível com a visitação nessas datas — ressalta o coordenador do espaço e coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Leandro do Monte Ribas.
O zoológico da UCS ocupa uma área de 20 mil metros quadrados e tem cerca de 120 animais de 48 espécies diferentes, entre répteis, aves e mamíferos. Conforme a instituição, em média, 12 mil pessoas passam mensalmente pelo local, com maior procura nos dias de passe livre.
Não está confirmada se decisão de fechar as portas será estendida para os meses posteriores, mas o professor garante que a tendência é o retorno da visitação nos domingos de passe livre assim que as obras forem concluídas. A ampliação tem a finalidade de abranger um público maior do que a lotação atual, mas o professor reitera que o número não está definido.
A reforma no zoológico, segundo Ribas, inclui a abertura de espaços para lazer, fotografia, atividades lúcidas e educação ambiental, além de reforçar o foco para a questão acadêmica. O projeto ainda está sendo elaborado e prevê inclusive alteração no pórtico de entrada. É possível que o zoológico feche totalmente por um período ainda não determinado.
— Queremos desta forma viabilizar um espaço melhor e que garanta a saúde dos animais e atenda a lei existente. O espaço é o mesmo desde que foi inaugurado — diz Ribas.
A reportagem não obteve retorno das secretarias do Meio Ambiente.
Museu
A UCS também informou que o Museu de Ciências Naturais da UCS terá alteração nos horários de visitação. O espaço abrirá de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h.
Leia também
Falta de oxigênio na água é provável causa da morte de peixes em represa de Caxias
Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias passa a receber currículos para eventuais vagas na indústria
Polícia prende mulher que movimentou R$ 2 milhões do tráfico de drogas em Caxias do Sul