PAPEL DO VEREADOR
É recorrente, neste espaço, eleitores cobrando que vereadores se ocupem no conserto de ruas, calçadas, assiduidade de médicos nas UBS, etc. Sabedores que esta tarefa pertence unicamente ao prefeito, podemos deduzir que o mesmo não está performando. Vereadores são eleitos democraticamente para, em nome do povo, fiscalizar atos e ações do prefeito, e com diálogo buscar o melhor para a coletividade. A propósito: quando um vereador, a pedido de um eleitor, aciona seus contatos na prefeitura para agilizar uma demanda, torna-se, antes de mais nada, um “fura-fila” do Alô Caxias, prejudicando o cidadão que, seguindo normas da própria prefeitura, fez a solicitação corretamente.
Cláudio Zang
Autônomo, Lourdes
AMBULANTES EM ÔNIBUS 2
Em resposta ao leitor Anderson Palhano, autor da carta Ambulantes nos ônibus, publicada na edição do dia 22 de agosto: se você não gosta de ser incomodado, vai de carro, o transporte como o próprio nome diz é público e todos têm o direito de usá-lo. O que você presencia é arte urbana e deve ser apreciada como tal, você não é obrigado a pagar por ela, é gratuita. O país está nesta miséria e o número de desempregados só cresce, porque pessoas como você, sem empatia, se preocupam somente com a própria realidade. O problema da fome e miséria do povo é assunto de todos nós. Se hoje você é privilegiado e tem um emprego nada lhe dá garantias de que o amanhã não seja diferente.
Viviane Novello
Relações Públicas, Ana Rech
RESPOSTA DO SINDIPETRO
Em resposta à carta Preço da gasolina, de Pedro Gilberto Aloise, publicada na edição do dia 22 de agosto: caro Pedro, com certeza, como economista, você deve saber que as alíquotas de ICMS variam muito de um Estado para outro. Além disso, o preço de pauta também é diferenciado e impacta significativamente no valor final ao consumidor. Ainda deve ter conhecimento de que o setor de combustíveis conta com apenas três “elos” (refino, distribuição e revenda) e todos os preços praticados devem ser informados semanalmente ao órgão regulador, a ANP. Se você pesquisar, saberá que, muitas vezes, um posto da região metropolitana compra o combustível por um preço mais baixo do que um da Serra, por exemplo. Aí, obviamente, há diferença de valores. Por que um dos elos faz essa diferenciação? Talvez porque a Constituição Federal prevê o livre mercado no Brasil.
Eduardo D’Agostini Martins
Presidente do Sindipetro Serra Gaúcha
SEGURANÇA NAS ESCOLAS
É necessário reforço na segurança próximo às escolas e, principalmente, no centro da cidade para que nossos adolescentes fiquem seguros de assaltos e vendas de drogas.
Arthur Debaco
Estudante, Cristo Redentor