A comunidade do distrito de Criúva, em Caxias do Sul, promove, a partir deste final de semana, a 2ª Festa e Romaria em homenagem ao padre Pedro Rizzon. O evento se inicia neste sábado (10) com a romaria dos ciclistas, com saída em frente à Igreja Matriz de São Marcos. As celebrações continuam nos dias 17 e 18 com missas, almoço, uma cavalgada e romarias de moto e a pé. O pároco morreu em 2004.
—Ele foi muito atuante na comunidade e na região. Muitas pessoas iam pedir conselhos e bençãos para ele. No ano passado já realizamos uma romaria a pé e nesse ano nos organizamos com mais ações para homenageá-lo—comenta o amigo do religioso e presidente da comissão organizadora do evento, Marcos Lorandi.
Admirado por sua cordialidade e empatia, Rizzon nasceu em São Marcos em 26 de abril de 1918. Ele cursou Filosofia e Teologia e no início da década de 1970 e começou a atuar como pároco no distrito de Criúva. Ali permaneceu durante 22 anos, tempo em que ganhou o respeito dos moradores e passou a ser querido pela comunidade. O padre foi, ainda, um dos responsáveis pela expansão da Festa do Divino Espírito Santo em Criúva, já que antes de sua chegada, o evento durava apenas três dias.
Para além da vida religiosa, Rizzon destacou-se por sua atuação como professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde lecionou Sociologia nos cursos de Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. O sacerdote foi diretor de escola em Flores da Cunha, sendo responsável, também, pela criação do primeiro ginásio (modalidade de ensino hoje equivalente aos últimos anos do Ensino Fundamental) em São Francisco de Paula.
Carinho em forma de estátua
Em 2018, a admiração da população pelo padre Pedro Rizzon foi eternizada com a instalação de uma estátua, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Além do monumento inaugurado no ano passado, uma rua do distrito foi batizada com o nome do religioso.
— A ideia da nossa mobilização em torno do padre Pedro Rizzon é conseguir a canonização, já que teve muita gente que alcançou diversas graças através dele— explica Lorandi.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 10 de agosto
14h— Romaria dos Ciclistas. Saída de São Marcos em frente à Igreja Matriz com destino a Criúva.
Sábado, 17 de agosto
14h— Romaria de motos, quadriciclos, jipes, gaiolas. Saída de São Marcos em frente à Igreja Matriz com destino a Criúva.
Domingo, 18 de agosto
7h —Romaria a pé. Saída de São Marcos em frente à Igreja Matriz com destino a Criúva.
8h—Cavalgada Padre Pedro Rizzon. Saída da Cancha de Laço Ricieri Bertolazzi, no Parque Esportivo e Recreativo Prefeito Albino Antônio Ruaro, seguindo pela Rua Carlos Gomes, continuando pela Estrada Municipal Padre Pedro Rizzon, até a localidade de Criúva.
11h —Missa.
12h —Almoço (churrasco, galeto, saladas, pão, vinho e merengue). Ingressos custam R$ 35 (adulto) e R$ 20 (crianças de 7 a 12 anos)*.
15h—Missa com bênçãos especiais.
* Ingressos com Marcos - (54) 3267-8160; Clademir (54) 99187-9041; Neco (54) 99978-1703 ou Valdemir (54) 99912-4494.
Leia também
Certificado Internacional de Vacinação pode ser emitido online
Prefeitura de Caxias divulga gabarito e notas preliminares de concurso público