Um acidente nesta segunda-feira (19), na esquina da Rua Coronel Camisão com Pinheiro Machado, no centro de Caxias do Sul, voltou a preocupar moradores e trabalhadores da região. No trecho, segundo Dariane Alice dos Santos Giacomoni, de 29 anos, que atua como analista jurídica em uma empresa próxima do local, é cada vez mais comum presenciar acidentes de trânsito. Diariamente, ela e os colegas vão até as janelas do escritório para verificar se ninguém se feriu. No acidente desta segunda-feira, um carro que trafegava na Pinheiro Machado teria tentado desviar de outro, que estava na Coronel Camisão, e, como não conseguiu, colidiu contra o poste. Nem a secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e nem a Brigada Militar (BM) passaram mais informações sobre a ocorrência e sobre o estado de saúde do motorista.
— Toda hora a gente escuta o barulho de uma freada mais forte. Seguidamente os motoristas agem de forma imprudente nesse cruzamento: eles, normalmente, descem a Pinheiro em alta velocidade ou não param na esquina. Aí acontecem os acidentes.
Para tentar melhorar a situação e evitar que mais acidentes ocorram no local, Dariane e outros vizinhos fizeram um abaixo-assinado pedindo a instalação de um semáforo no local. O documento foi entregue ainda no mês de maio à SMTTM.
Por nota, a secretaria de Trânsito explica que o cruzamento da Rua Coronel Camisão com a Pinheiro Machado não atende aos critérios técnicos para instalação de semáforos. Ainda conforme informações da pasta, de janeiro de 2018 a julho de 2019, quatro colisões foram atendidas pela Fiscalização de Trânsito no local. Conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), um dos critérios para que o equipamento seja instalado é o registro de cinco acidentes com vítimas e/ou lesões por ano.
Para evitar novos acidentes no trecho, a orientação da SMTTM é que os motoristas trafeguem com atenção e façam manobras no cruzamento apenas se sentirem seguros. Outra opção repassada pela secretaria é a utilização de vias semaforizadas próximas ao local, como a Rua Vereador Mário Pezzi.
Leia também
VÍDEO: Polícia divulga imagens de suspeitos de matarem homem durante briga de bar em Vacaria
Na Câmara, secretária volta a defender Caxias na Região das Hortênsias