Na próxima semana, a Secretaria de Obras de Caxias do Sul deve ter em mãos o material necessário para o conserto da iluminação do Parque dos Macaquinhos. A previsão é do secretário Leandro Pavan, que recebeu, na manhã desta quinta-feira (1°), a confirmação de que a empresa selecionada para a compra emergencial teve a documentação aprovada.
Conforme o secretário, com a homologação, o contrato deve ser elaborado e assinado na próxima semana. Os passos seguintes são o empenho (reserva) dos recursos e a emissão do pedido de compra.
— Não costuma ser muito rápido (esse trâmite), mas vamos ter que agilizar ao longo da semana — afirma Pavan.
O parque está há mais de um mês às escuras, após ladrões furtarem os cabos provisórios que mantinham parte das luminárias em funcionamento. A fiação original, trifásica, foi levada ainda no fim de abril. Como todo o estoque da Secretaria de Obras terminou, a pasta não consegue encaminhar o conserto sem realizar a compra dos novos cabos, que vão custar R$ 10.108.
A dispensa de licitação foi protocolada em julho e o primeiro fornecedor não foi habilitado pela Central de Licitações devido a problemas na documentação. Dessa forma, foi o preciso acionar outro fornecedor, o que atrasou os trâmites.
Para chamar a atenção para a demora na reativação das luminárias, a diretoria de jovens empresários da Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC Jovem) realiza nesta quinta uma caminhada com lanternas no parque. A mobilização ocorre por volta das 19h, com saída das proximidades do módulo da Brigada Militar (BM).