O Centro de Amparo Animal de Farroupilha acolhe atualmente mais de 196 bichos e, sendo assim, opera com capacidade máxima. De acordo com o diretor da Secretaria da Saúde e responsável pelo espaço, Juelci de Souza, o problema é antigo. Há cerca de oito meses, o canil precisa priorizar bichos em condições precárias.
Leia mais:
Prefeitura de Farroupilha lança campanha do agasalho pet
Prefeitura de Farroupilha depende de parcerias para reduzir cães nas ruas
— É aquela questão, precisamos recolher os cães de rua, atropelados, doentes. Eles não ficam no convívio com os outros, porque precisam de um tratamento especial, então, nesses casos, conseguimos conciliar — explica o diretor da Secretaria da Saúde.
Conforme Juelci, no ano passado foram realizadas cerca de 72 adoções. Entretanto, enquanto um animal encontra uma nova família, outro chega ao Centro de Amparo Animal.
A fim de incentivar as adoções, a prefeitura está articulando campanhas diferenciadas, ainda sem data para ocorrer, pois estão em fase de discussão.
— A procura maior é por filhotes de pequeno porte. Então, estamos organizando uma campanha para valorizar os cães idosos, vamos fazer fotos deles e divulgar nas redes sociais e no site da prefeitura — conta Souza.
Os interessados em realizar a adoção de algum animal podem entrar em contato pelo telefone (54) 9 9628-1878. O canil encaminha uma pesquisa para averiguar endereço e as condições que o animal ficará quando for acolhido. Em seguida, é realizada uma visita à residência e, por fim, a pessoa vai até o abrigo e escolhe o bicho.