Um sábado e uma segunda-feira diferente. Assim motoristas de aplicativos e taxistas definem os primeiros dias após a decisão da prefeitura de multar quem faz o transporte pago de passageiros sem o devido cadastramento exigido por lei. Relatos apontam que, no sábado (29) à noite, o preço chegou a quadruplicar porque não havia oferta suficiente de carros por aplicativo para atender à demanda. Muitos motoristas sequer saíram de casa por medo das multas e da retenção de veículo. Na manhã desta segunda-feira (1°), a demanda era grande e os preços também subiram bastante, o que não se repetiu à tarde.
A fiscalização teve reflexos entre os taxistas. A Cooperativa dos Taxistas (Coocaver) registrou acréscimo de 32% nos serviços, o que seria forçado pela redução de motoristas das plataformas digitais nas ruas. Na comparação de domingo (30) com o último domingo de maio, foram 56 corridas a mais, segundo José Carlos Borges Vieira, integrante da diretoria da Coocaver. A sensação é de que as pessoas tiveram menos opções com os aplicativos e recorreram ao táxi.
– Tivemos 171 chamados em maio e 227 no último domingo. Hoje (segunda-feira) também melhorou. Vamos ter dados concretos quando avaliarmos o turno da noite, que é o horário em que muitos motoristas saíam dos empregos formais e iam fazer bicos pelos aplicativos. Esse era o nosso problema, pois não eram motoristas que dependiam apenas desse trabalho – diz Vieira.
Num contexto mais geral, o presidente do Sindicato dos Taxistas,Adail Bernardo da Silva, não notou aumento na procura pelo táxi na cidade.
– Talvez vai dar reflexo daqui uma ou duas semanas – projeta Monteiro.
Leia mais
"Não será uma caça às bruxas", afirma secretário sobre fiscalização de motoristas de aplicativos em Caxias
Prefeitura de Caxias multará motoristas de aplicativos e apreenderá carros a partir da meia-noite de sexta-feira
Prefeitura mantém para esta sexta prazo final para regularização
Motoristas de aplicativo protestam e bloqueiam rua no centro de Caxias do Sul
MP vai solicitar prorrogação do prazo para cadastramento de motoristas de aplicativo em Caxias do Sul
MP recomenda que prefeitura de Caxias aceite cadastro de motoristas de aplicativo sem conclusão de curso
– Está igual aos demais dias. Tem de olhar a crise, não está fácil e está tudo parado. Tinha muito motorista de aplicativo, não estavam ganhando dinheiro. Noventa por cento deles estavam desempregados. A lei vai beneficiar quem precisa realmente trabalhar – pondera Adail.
No ponto de táxi da esquina da Marquês do Herval com a Ernesto Alves, no Centro,o movimento nesta segunda-feira era considerado normal. No sábado, porém, foi um pouco acima do esperado.
– Peguei vários passageiros de aplicativo que não estavam conseguindo achar motorista – relata Alex Bretanha. O colega de ponto de Bretanha, Nestor Monteiro, concorda que o movimento aumentou no sábado em função da fiscalização, mas não seria nada extraordinário. Segundo ele, a clientela do táxi caiu cerca de 4
Leia também
Após confirmação de caso de leptospirose, Canil Municipal de Caxias pode ser interditado
Mais de 50 vagas estão abertas em concursos públicos na Serra