Completados quase um mês do furto que deixou o Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul, às escuras pela segunda vez, a prefeitura ainda não tem prazo para restabelecer a iluminação da área. O motivo é a falta do material necessário em estoque. Em junho, ladrões levaram a fiação que abastecia os postes. Os cabos levados já eram provisórios e haviam sido instalados no início de maio para garantir um mínimo de iluminação no espaço. A rede original, trifásica, foi furtada ainda no fim de abril e o município não tinha o material considerado ideal para fazer a reposição. Com o segundo furto, porém, a Secretaria de Obras não tem mais nenhum estoque para realizar reparos emergenciais. Diversos pontos do parque, que fica no bairro Exposição, estão às escuras.
Leia mais
Iluminação do Parque dos Macaquinhos, em Caxias, é reativada de forma provisória
Moradores reclamam de falta de iluminação no Parque dos Macaquinhos em Caxias
Parque dos Macaquinhos está novamente às escuras em Caxias
Conforme a secretaria, após o furto, o município tentou incluir a compra dos cabos trifásicos em um edital de licitação que tramita na Central de Licitações. Como o processo iria demorar, optou-se por realizar a compra por meio de dispensa de licitação, que exige prazos mais curtos. O protocolo que deu início aos trâmites, porém, foi protocolado somente neste mês.
Um fornecedor chegou a ser selecionado, mas a contratação não evoluiu devido a problemas com a documentação. Dessa forma, outro fornecedor foi acionado e as tratativas para formalização da compra ainda estão em andamento, de acordo com a administração municipal. Como ainda há prazos a serem cumpridos e os trâmites estão sujeitos a imprevistos, a secretaria diz não ter como prever um prazo para o acionamento das luminárias.
Leia também
Farroupilha terá emissão digital de alvarás a partir de agosto
Carro capota após colisão na Perimetral Sul, em Caxias