A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) terá de responder a um requerimento, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na sessão desta quinta-feira (18), sobre a gestão do Canil Municipal. O documento é composto de 21 questionamentos acerca da política e cuidado com os animais.
Leia mais
Vereadores e Ministério do Trabalho vistoriam canil em Caxias
Após confirmação de caso de leptospirose, Canil Municipal de Caxias pode ser interditado
Caso de leptospirose é confirmado em Caxias do Sul
Entre as perguntas, estão os critérios utilizados para a adoção dos animais; se a microchipagem está sendo realizada e de que maneira; quantos estão abrigados atualmente no canil; quais são os critérios para a realização de eutanásia; como é feita a segurança do espaço, dentre outras.
Segundo o proponente do requerimento, vereador Alberto Meneguzzi (PSB), a vistoria feita pela Comissão de Saúde da Câmara e pelo Ministério do Trabalho ao espaço, no dia 4 de julho, motivou o pedido de esclarecimento.
— Estivemos recentemente no Canil Municipal e, infelizmente, a imprensa não pode conferir as péssimas condições do lugar. Fomos procurados por pessoas ligadas à proteção animal e esses questionamentos visam mais conhecimento para poder sugerir melhorias e as devidas sugestões à Semma — destaca Meneguzzi.
A visita foi motivada depois que um funcionário de uma empresa terceirizada,que trabalha no canil, ter sido diagnosticado com leptospirose.
Uma nova vistoria da Comissão de Saúde está prevista para ocorrer no local na próxima semana. A prefeitura tem um prazo de 30 dias para responder aos questionamentos do Legislativo.