Um dos tumores que mais mata na Serra, o câncer de intestino, é foco de estudo no Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS), em Bento Gonçalves. Dados mostram que a patologia é a terceira incidência mais frequente entre os homens e a quinta entre as mulheres. Atento aos altos índices da doença, o hospital promove exames gratuitos para moradores dos 23 municípios da área de abrangência da instituição.
A proposta é detectar precocemente pacientes que apresentem sintomas do câncer. A ação, que acontece desde o ano passado, em parceria com a empresa Roche, realiza a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Para participar do estudo é preciso ser maior de 18 anos e apresentar sintomas ou histórico do câncer de intestino na família.
O teste pode apontar indícios da doença que, descoberta precocemente, tem grandes chances de cura. Trata-se de um teste aplicado no próprio hospital. A gerente do ITPS, doutora Juliana Giacomazzi, reitera que a doença tem alta incidência na região e a maior parte dos pacientes chega ao Hospital Tacchini em busca de tratamento com estágio avançado da doença.
– De cada dez pacientes diagnosticados, seis já estão em estadiamento avançado. Precisamos mudar essa realidade e conscientizar a todos que a adoção de hábitos saudáveis ajudam a reduzir o risco da doença – destaca.
A ideia é que o hospital seja um facilitador junto à rede pública de saúde da região quanto ao diagnóstico, uma vez que a probabilidade do exame não captar o tumor é de 0,09%. Entre os sintomas estão desconforto abdominal e a alternância no hábito intestinal.
COMO PARTICIPAR
Interessados devem contatar pelo fone (54) 3455-4333, ramal 1125, ou pelo e-mail instituto.pesquisa@tacchini.com.br. A pesquisa está disponível para moradores de Bento, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Jorge, São Vendelino, Nova Araçá, Nova Prata, Nova Bassano, Protásio Alves, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.