Está prevista para outubro a implantação do sistema de estacionamento rotativo no centro de Nova Petrópolis. O contrato de concessão foi assinado recentemente pelo prefeito Regis Luiz Hahn (PP) e pela empresa vencedora do processo de licitação, a Zona Azul. Segundo Hermann Deppe, secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, o município optou por assinar um contrato de 10 anos com a empresa devido aos altos custos de implantação e operação, orçados em R$ 12 milhões.
Conforme a prefeitura, existem 1,6 mil vagas de estacionamento na área central da cidade. Dessas, 900 serão demarcadas para o estacionamento rotativo. O custo será de R$ 1 para cada 30 minutos de uso. A cobrança ocorrerá de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Na zona azul, o tempo máximo de permanência na vaga será de duas horas; na verde, de três horas.
O pagamento poderá ser feito por aplicativo de celular, em parquímetros eletrônicos, com monitores de trânsito ou em estabelecimentos comerciais credenciados. Idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais encontrarão vagas identificadas. O estacionamento será gratuito para quem é portador de necessidades especiais.
Ainda de acordo com o contrato, o repasse mensal do valor arrecadado com o estacionamento para a prefeitura será de 18,66%, recurso que será aplicado em melhorias de vias e logradouros públicos.
As vagas serão distribuídas ao longo das ruas Tiradentes, 7 de Setembro, Frederico Michaelsen, Dom Pedro II, Cel. Alfredo Steglich, Daniel Hillebrand, Duque de Caxias, Rio Branco, Rui Barbosa e Padre Amstad, além das Avenidas 15 de Novembro e 3 de Maio.