Se encerra nesta terça (16) a fase de Consulta Pública do projeto que pretende trocar 14 mil pontos de iluminação em Bento Gonçalves. A proposta da prefeitura é que uma Parceria Público Privada (PPP) ocorra e que todas as lâmpadas de vapor de sódio ou metálico do sistema atual sejam substituídas por outras de LED.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Pasin, a troca gerará uma economia de energia e preparará a cidade para tornar-se inteligente:
— Temos dois focos com a troca das lâmpadas: o primeiro é a questão do consumo de energia elétrica, já que com as lâmpadas de LED temos uma economia que pode chegar a até 45%; além disso, há a questão de tornar Bento uma cidade inteligente porque elas também possibilitam adequação a novas tecnologias — explica.
A previsão da prefeitura é lançar o processo licitatório para definir a empresa responsável pela iluminação pública em agosto. Sendo assim, a estimativa é que o contrato seja assinado até outubro deste ano. A implantação das novas lâmpadas deve ser concluída em três anos.
Participação na Consulta Pública
Aqueles que ainda têm interesse em dar sugestões sobre o projeto podem mandar os apontamentos para o e-mail ppps@bentogoncalves.rs.gov.br. O documento que vai servir de base para a licitação também está disponível no site da prefeitura de Bento.
No começo deste mês, houve também uma audiência pública para que a população pudesse opinar sobre a proposta. De acordo com a prefeitura, a partir dos apontamentos feitos, o município vai elaborar o edital final para inscrição das empresas interessadas.