O clima foi de comoção na tarde desta quarta-feira (24) na banca de revistas da Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. Funcionários recolhiam os últimos exemplares de publicações, removiam móveis e ar condicionado do local, nos preparativos para fechar as portas.
A medida atende à notificação da prefeitura que determinou, na terça-feira (23), a desocupação do espaço em 24h. A representação legal dos proprietários dos quatro estabelecimentos envolvidos no caso chegou a protocolar uma ação popular contra o pedido, porém a sentença definiu como legal o ato da prefeitura.
Leia mais
Ivanda Francescatto mantinha banca ao lado da prefeitura de Caxias há 34 anos
"Minha vida está indo embora", lamenta dona da Banca da Ana, em Caxias, após ordem de retirada
"Estou sem emprego", lamenta dono ao desocupar a Banca do Simas em Caxias do Sul
— Foi uma coisa inesperada, estamos empacotando toda a mercadoria e levando para um depósito. Não sei o que vou fazer, estou muito nervosa e só tenho vontade de chorar — desabafou Terezinha de Melo, 73 anos, funcionária e irmã do proprietário Rogério Melo.
Entre as pessoas que passavam pela rua e percebiam a movimentação, o sentimento era de indignação e revolta com o fechamento do local.
— Isso é uma besteira, não deveriam fechar. Não é feio, não toma espaço e depois de fechada vai virar um banheiro para moradores de rua — teme Wili Lovatto, 83 anos, aposentado e morador de São Pelegrino há mais de 50 anos.
A banca acumula 40 anos de história e clientes cativos. Segundo Terezinha, durante a semana, com medo que o espaço fosse fechar, de fato, houve clientes que fizeram estoques de suas publicações favoritas, como Palavras Cruzadas, por exemplo.
— É um dia muito triste para mim e para a comunidade, pois é um comércio histórico do bairro, muito querido, é um ponto de encontro das pessoas e dá vida à praça — afirma Vanderson Lopes, 42, presidente da Amob São Pelegrino.
A representante comercial Cinara Peruzzato costumava frequentar o local para comprar álbuns e figurinhas para o filho pequeno. - É lamentável, inconcebível e incompreensível uma cidade com meio milhão de habitantes sem uma banca de revistas. Não é só um ponto de venda é de integração e cultura. Isso é um atraso _ opinou.
— Aqui jaz uma banca — finalizou Terezinha.
Leia mais
Banca de revista da praça Dante em Caxias é demolida pela prefeitura
Empresários ganham prazo de 90 dias para permanecer nos espaços públicos em Caxias
Bancas de revistas da praça Dante Alighieri, em Caxias, ganham mais tempo para desocupar espaços
Prefeitura de Caxias suspende concorrência para ocupação de bancas fora da Praça Dante Alighieri
Liminar suspende retirada de bancas na Praça Dante Alighieri, em Caxias
Bancas de revistas da praça Dante Alighieri, em Caxias, ganham mais tempo para desocupar espaços
Faz sentido retirar as bancas da Praça Dante Alighieri, em Caxias?
Praça Dante Alighieri, em Caxias, ganhará carregadores de celular e bancas de jornais serão retiradas
Praça Dante Alighieri, em Caxias, será fechada parcialmente para revitalização no segundo semestre
Nova liminar proíbe prefeitura de retirar ou demolir bancas de revistas de Caxias
Prefeitura de Caxias diz que liminar obtida pela Câmara não impede fechamento de bancas de revistas