Os cerca de três mil associados da cooperativa habitacional Terra Nossa realizam, a partir das 14h deste sábado no Parque Cinquentenário em Farroupilha, uma assembleia com o propósito de destituir Raul Herpich do cargo de presidente da entidade. Herpich, que atualmente é suplente de vereador, teve os bens sequestrados em 19 de junho pelo Ministério Público (MP) por suspeita de desvio de R$ 1,1 milhão das cooperativas.
Leia mais
Integrantes de cooperativas habitacionais de Farroupilha querem destituição de presidente
Operação sequestra bens de vereador suspeito de desviar R$ 1,1 milhão em Farroupilha
Segundo o MP, os valores destinados pelos associados para a aquisição de lotes iam para as contas particulares de Herpich e de seus familiares, quando deveriam ir para as contas das cooperativas.
Os membros da cooperativa Meu Pedaço de Chão - a outra cooperativa que ele presidia - já optaram pela destituição de Herpich em assembleia geral realizada três dias após o sequestro de seus bens pelo MP, em 22 de junho. Desde meados de 2008, ele administrava sozinho as cooperativas Terra Nossa e Meu Pedaço de Chão, quando o consórcio foi firmado com aproximadamente 5,7 mil adesões de moradores de ambos os grupos. Desde então, a promessa era de que iriam obter um lote em um terreno de 117 hectares que ainda não foi ofertado para nenhum associado.
Segundo um dos representantes do grupo que está organizando o processo de destituição de Herpich do cargo de gestor da cooperativa Terra Nossa, Clonir Worm, é praticamente unânime a decisão pela saída do presidente diante dos indícios de desvio de dinheiro mostrados pelo MP. Assim, a expectativa frustrada dos associados em não receber os terrenos se soma à preocupação de não reaver os valores depositados.
— Vamos eleger uma comissão para fazer a escolha do novo presidente. Desde o início, ele (Herpich) nunca permitiu o acesso às contas. Vamos aguardar a decisão da Justiça para saber se teremos os valores de volta — afirma.
A partir da confirmação da destituição do cargo, a comissão vai organizar o processo eletivo que ocorre no dia 18 de agosto, no CTG Rancho de Gaudérios. A reportagem entrou em contato com Raul Herpich entre às 9h e 10h, mas ele estava com o telefone desligado.
Leia também:
Jogadores do Caxias se envolvem em briga na Estação Férrea
Adolescente relata na escola que é estuprada pelo pai em Caxias do Sul
Após denúncia, dupla é presa com 1kg de maconha em Caxias do Sul