Quase uma semana após o início da fiscalização dos motoristas que trabalham com transporte de passageiros por aplicativo, Centros de Formação de Condutores (CFC’s) que oferecem os cursos de formação para a atividade estão com as salas de aula lotadas e com perspectiva de abertura de novas turmas ao longo das próximas semanas. No momento, seis dos 11 CFC’s do município oferecem as aulas de formação. Até a semana passada, eramapenas dois CFC’s que ofereciam o mesmo tipo de curso na cidade.
Nos CFC’s Santo Antônio, localizado na Rua Bento Gonçalves, e São Cristóvão, na 20 de Setembro, a procura tem sido intensa. O curso regulamentado pelo Detran é uma das exigências da prefeitura para que os motoristas possam trabalhar legalmente no município.
Apesar de 184 motoristas terem realizado o cadastro na Secretaria de Trânsito, somente no CFC São Cristóvão, cerca de 380 alunos já se formaram no curso em 11 turmas, desde que foi aberto o prazo para a regulamentação, em dezembro do ano passado. A quantidade estimada de motoristas que atuam na profissão em Caxias do Sul é de 4,5 mil entre os aplicativos In 9, Uber, Unic e Meu Motorista.
Segundo a diretora-geral do CFC São Cristóvão, Juliana Rossler, atualmente o centro dispõe de duas turmas que estão lotadas nos períodos da manhã e noite. O processo de inscrição está aberto para uma nova turma que vai iniciar as aulas no dia 15.
— Desde que houve a regulamentação, a gente iniciou o curso e sempre estamos com procura intensa. No início, muitos entram com aquela visão de obrigação, mas aos poucos eles entendem que o curso veio para ajudar, porque aprofunda alguns conhecimentos necessários para a regulamentação da atividade — explica Juliana.
Diante da alta demanda, o CFC Santo Antônio é um dos que está com inscrições abertas para a turma que inicia as aulas na próxima segunda (8).
— Temos muita procura e resolvemos abrir a primeira turma. Planejamos começar outras turmas de acordo com o aumento da demanda — projeta a diretora de ensino, Elisete Abreu.
Nos CFC’s que oferecem o curso, o modelo ofertado é o mesmo: dispõe de 34 horas-aula e abrange módulos de relações humanas; direção defensiva e meio ambiente; primeiros socorros; noções de mecânica e elétrica básica; e elementos básicos da legislação de transportes e pontos turísticos. As aulas custam em torno de R$ 220.
CFC’s que oferecem os cursos de formação para motoristas de aplicativo em Caxias do Sul
São Cristóvão - R. Vinte de Setembro, 2468. Telefone: (54) 3214-1499
São Antônio - R. Bento Gonçalves, 1830. Telefone: (54) 3214-1505
Thomas - R. Andrade Neves, 669. Telefone: (54) 3212-0044
Anna & GL - R. Marquês do Herval, 991. Telefone: (54) 3214-3053
Nosso - R. Pinheiro Machado, 2809. Telefone: (54) 3027-5666
Santa Lúcia - R. Os Dezoito do Forte, 877. Telefone: (54) 3228-4299
Documentos exigidos
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação “Exerce Atividade Remunerada”
- Certificado de conclusão do curso de formação de condutores de passageiros por aplicativos
- Certidão judicial criminal negativa de 1º e 2º grau da Justiça Estadual
- Certidão judicial criminal negativa da Justiça Federal
- Alvará de localização
- Extrato Previdenciário
- CRLV (documento de rodar) do veículo
- Apólice do seguro APP