Uma moradora do bairro Charqueadas, em Caxias do Sul, deverá responder judicialmente por crime ambiental após cumprimento de mandado de reintegração que resultou no resgate de um papagaio e três cachorros nesta segunda-feira (10). A ação foi realizada pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).
Na residência, localizada na Avenida Benjamin Custódio de Oliveira, a mulher mantinha um papagaio de forma ilegal. O animal foi encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Alegre. Além da ave, foram encaminhados ao canil municipal três cachorros, sendo que um deles, de acordo com o departamento da prefeitura, apresentava sinais de maus tratos.
Denúncias de maus-tratos e de animais em vulnerabilidade devem ser feitas pelo site da prefeitura ou presencialmente na Semma, que fica na Avenida Rubem Bento Alves, 8.308. O horário de atendimento é das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. O setor destaca a importância do envio de fotos dos animais para comprovar a situação em que eles se encontram para o e-mail bemestaranimalcaxias@gmail.com.