A reformulação do acesso a Fazenda Souza, na Rota do Sol, em Caxias do Sul, está pronta e o trânsito foi liberado completamente na tarde desta sexta-feira (7). Conforme a Secretaria Estadual dos Transportes, o fluxo agora fica em fase de testes. Uma equipe técnica circulará pela rodovia para verificar se a obra atende ao que foi projetado para a circulação de veículos. A inauguração oficial deve ocorrer nos próximos dias, mas ainda não está marcada.
Leia mais
Saiba como ficará a rótula de Fazenda Souza, em Caxias
Daer garante conclusão de obras em Fazenda Souza para primeiro semestre deste ano
Daer implanta sinalização provisória no trevo de acesso a Fazenda Souza, em Caxias
Novo acidente em trevo de acesso a Fazenda Souza escancara falta de providências do Estado
Obras no trevo de acesso a Fazenda Souza, em Caxias do Sul, são novamente paralisadas
Com as obras, os motoristas tinham que utilizar desvios. A partir de agora, os veículos circulam pelo contorno da rotatória e não precisam mais cruzar a pista no km 155 da rodovia. As intervenções no entroncamento foram paralisadas por diversas vezes depois de iniciarem em setembro de 2017. Na época, a previsão era concluir em seis meses.
No entanto, ainda no fim daquele ano, houve uma paralisação por conta de problemas no projeto. Durante esse período, trabalhos ocorreram por poucos dias e logo pararam novamente. As máquinas só voltaram a trabalhar de vez no ponto no fim de agosto do ano passado, até a nova paralisação em setembro seguinte por falta de asfalto. Depois disso, foram retomadas em maio de 2019. A previsão era finalizar ainda no mês passado, porém a chuva atrapalhou a concretização deste prazo.
— Essa obra traz uma segurança maior para o seu usuário do dia a dia, para quem utiliza para o trabalho e para quem mora na localidade (de Fazenda Souza) — comenta o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, ao reconhecer que o trecho era perigoso.
O investimento na obra foi de R$ 1,2 milhão. O trecho era um dos pontos da região com trânsito complicado. O limite de velocidade é de 50 km/h. Este ponto conta com equipamentos que indicam a velocidade percorrida pelos veículos.