O 30º Festiqueijo começou nesta sexta-feira (28) em Carlos Barbosa. Neste e nos quatro finais de semana seguintes, visitantes podem degustar dezenas de tipos de queijos, além de vinhos, espumantes e sucos. O valor do ingresso para acessar o festival, no salão paroquial da Igreja Matriz, no centro da cidade, custa R$ 130 às sextas e domingos, e R$ 145, aos sábados.
O festival intensifica o movimento na rede hoteleira da região e lota os leitos em Carlos Barbosa neste fim de semana, nas duas pousadas e dois hotéis existentes na cidade.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Turístico, Jeneci Mocellin, entre 4 mil e 4,5 mil pessoas devem visitar o Festiqueijo neste primeiro fim de semana. A expectativa é que o terceiro e o quarto finais de semana tenham a movimentação ainda mais intensa.
— Para quem prefere visitar quando o movimento é mais tranquilo, o ideal é o primeiro e o segundo fim de semana. O último também costuma ter menos movimento.
O festival segue até o dia 28 de julho. Nesse período, também há uma série de atividades paralelas que podem ser conferidas de forma gratuita, incluindo olimpíada colonial, torneio de sinuca, e rústica. Ao lado do salão do Festiqueijo, há uma feira de produtos em geral, que também pode ser visitada de forma gratuita.
Ao todo, o Festiqueijo espera receber cerca de 25 mil visitantes até o último dia. Durante o mês de julho, o município de Carlos Barbosa deve receber um total de 80 mil visitantes.
Entre as novidades no cardápio do FestiQueijo neste ano, estão o pão de queijo frito, croissant de goiabada com queijo, e churros de doce de leite.