Ainda não há data marcada para a formatura dos primeiros 20 guardas municipais de Bento Gonçalves, que terminam o curso no dia 13 de julho. A cerimônia será na segunda metade do mês, mas o início da atuação da Guarda Civil vai depender da chegada de armamento e coletes, que serão comprados pelo município. Como é necessário o procedimento de licitação para coletes e espingardas, a disponibilidade do material vai depender desse trâmite.
Cada um dos 20 guardas irá portar uma pistola calibre 380 e receberá um colete. Além disso, haverá duas espingardas calibre 12, que poderão ser utilizadas com munição letal ou não-letal. As quantidades são autorizadas previamente pelo Exército.
Leia mais
Alunos da Guarda de Bento Gonçalves farão primeira atuação pública em junho
"Tem que colocar o dedo na cara de quem consome drogas", afirma prefeito após chacina em Bento Gonçalves
A compra da munição foi encaminhada sem licitação porque há apenas uma empresa nacional fabricante, a Companhia Brasileira de Cartuchos. Da mesma forma, a compra das pistolas, que têm apenas a fabricante Taurus no Brasil, será com dispensa; o custo de cada pistola ficará em torno de R$ 3,8 mil, ou R$ 76 mil no total.
Já no caso das espingardas e coletes, um processo licitatório foi lançado porque há mais de um fabricante no país. O início de disputa de preços está previsto para o dia 10 de julho, às 14h.
No que diz respeito a viaturas, já foram adquiridas uma caminhonete S10 e duas motos XRE 300. Conforme a prefeitura de Bento, serão adquiridas ainda mais duas duas caminhonetes e duas motocicletas que serão divididas entre a Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito.
Os guardas em formação já tiveram a oportunidade de entrar em contato com a comunidade. Ao longo de toda a Expobento e Fenavinho, eles atuaram em estágio operacional. Conforme a prefeitura, a avaliação de atividade por parte da Brigada Militar, que coordena o curso de formação, foi positiva. Não houve nenhuma ocorrência policial durante o evento, que reuniu 253 mil visitantes e também foi uma oportunidade de divulgação da nova Guarda de Bento.