Recicladores do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul, vão recolher, em até dois meses, o lixo que fica espalhado na Rua Cristóforo Randon, próximo ao Estádio Centenário. O compromisso foi assumido na semana passada, em reunião com representantes das secretarias do Urbanismo (SMU), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) e Codeca.
Leia mais
Menos de seis meses após revitalização, lixo toma conta da Rua Cristóforo Randon, em Caxias do Sul
Degradação da Rua Cristóforo Randon, em Caxias do Sul, escancara problema social e ambiental
O encontro foi organizado a partir de reclamações recebidas pelo município de que o lixo acumulado na via prejudica a circulação de veículos e contribui para a proliferação de ratos. Conforme a SMU, a intenção foi reunir as principais reclamações e conhecer as necessidades dos moradores da área. As demandas dos recicladores também foram ouvidas para que o município possa elaborar ações que permitam a reciclagem sem impacto na via.
Apesar do prazo de limpeza da Cristóforo Randon ser de dois meses, em 30 dias uma equipe do município deve realizar uma nova reunião com os recicladores para verificar o andamento do trabalho. A partir disso, a intenção é implantar as primeiras ações, como a desratização. No dia 9 de julho também está prevista a apresentação de um relatório elaborado pela Sdete com um cronograma de intervenções, como conserto de iluminação pública e redes de esgoto.
Outra ação a ser desenvolvida é a regularização dos recicladores. Atualmente, nenhum dos cinco estabelecimentos instalados junto à Cristóforo Randon possui autorização para atuar. Por isso, o município pretende auxiliar na formação de uma associação para o grupo. Entre os pontos que serão estudados está a viabilização de um espaço físico específico para a reciclagem, uma das exigências para a legalização.
Leia também
Secretário de Saúde de Caxias do Sul está de férias de fachada
"Os bairros estão muito debilitados", afirma presidente reeleito da UAB de Caxias
Os dias sabáticos de José Ivo Sartori