Lucinda de Castro, 74 anos, foi carregada de maca, por cerca de 50 metros, em um morro, da ambulância onde estava até a casa onde mora em São João da 4ª Légua, no interior de Galópolis, em Caxias do Sul. O transporte, desconfortável, para a senhora que passou vinte dias internada no Hospital Pompéia, foi a saída encontrada para que ela fosse deixada em casa. O trajeto teve que ser feito a pé devido as péssimas condições da Estrada Municipal Pedro Dambrós e da entrada de acesso à casa de Lucinda. Ela foi carregada por familiares, vizinhos e a equipe da secretária de Saúde.
A idosa voltava para casa em uma ambulância do transporte de apoio da Secretaria da Saúde, por volta das 18h30min, de quarta-feira (29). Quando o veículo se aproximou da casa da paciente não havia condições de seguir em frente. A caminhada a pé, com a senhora na maca, foi registrada em vídeo por moradores da comunidade que ficaram inconformados com a situação.
— A prefeitura fazia a manutenção dessas estradas, mas não foi feito mais nada há mais de um ano desabafa Viviane Barreto, 23, que mora na mesma casa de Lucinda.
Segundo ela, os buracos que se formam na estrada sem pavimentação dificultam o deslocamento de quem mora na comunidade e tem apenas aquela estrada como acesso a Caxias.
Lucinda foi internada após uma queda que desencadeou um aneurisma e prejudicou seus movimentos e sua fala. Segundo Viviane ela depende de atendimentos hospitalares e precisará realizar esse trajeto mais vezes.
— Não sei como vão fazer agora, de carro até conseguimos passar, mas é bem complicado — conta a moradora.
Contraponto
A Secretaria de Saúde confirmou que a ambulância teve dificuldade de acesso na estrada. Já secretário de Obras, Leandro Pavan, admite que a estrada está em péssimas condições, mas afirma que a manutenção é uma das prioridades da subprefeitura de Galópolis:
— Está em péssimas condições devido às fortes chuvas que atingiram a região e provocaram a obstrução de diversos bueiros, causando erosão acentuada em diversos pontos. A subprefeitura de Galópolis já tem a estrada como uma de suas prioridades na agenda de junho.
Leia também:
Banca de revista da praça Dante em Caxias é demolida pela prefeitura
Avança negociação para retomada da alta complexidade em traumato-ortopedia para 34 municípios da Serra
Vidas em desespero: Silva, Raquel e Milene contam como é viver com menos de R$ 3 por dia em Caxias