A tão esperada obra de construção da rótula de acesso ao distrito de Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul, e ao bairro Aba Rech, deve ser entregue na semana que vem. Nesta quinta-feira, foram feitos testes com veículos longos na rotatória que fica no Km 155 da RSC-453, a Rota do Sol.
Leia mais
Fluxo de veículos é alterado na Rota do Sol para retomada da obra da rótula de Fazenda Souza, em Caxias
Saiba como ficará a rótula de Fazenda Souza, em Caxias, depois de pronta
Segundo o superintendente regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), com sede em Bento Gonçalves, Sandro Wagner, na quarta, a empresa Dalfovo Construções e Terraplenagem, de Caxias, responsável pela obra, fez a base nos trechos que cortarão o canteiro central. Nesta quinta, foi colocada uma camada do produto que serve para fazer a adesão do asfalto quente ao pavimento e iniciada a instalação dos meios-fios. Na segunda-feira, se houver tempo seco, será colocada outra camada fina deste produto e o asfalto.
A expectativa inicial do Daer, era de concluir a obra em 15 dias, depois de ter sido retomada em 1º maio. Porém, a sequência de dias chuvosos atrasou o trabalho.
A retomada da obra da rótula de Fazenda Souza só foi possível porque o Daer negociou com a empreiteira para que ela fornecesse o asfalto necessário para a conclusão do serviço. A obra, assim como outras no Estado, estava paralisada desde setembro do ano passado por falta de CAP, insumo necessário para a produção do asfalto. Em um primeiro momento, o fornecedor parou de entregar material ao Daer por atraso no pagamento por parte do governo estadual. Depois, mesmo tendo quitado parte da dívida, o contrato se encerrou, o que fez com que todas as obras do Departamento no Estado e a conservação de rodovias que incluíam os tapa-buracos e recuperação parassem. O Daer tenta negociar com as empreiteiras responsáveis pelas conservas para que, assim como em Fazenda Souza, elas forneçam o asfalto necessário para retomar os trabalhos.