A manhã deste sábado (25), primeiro dia da 140ª Romaria de Caravaggio, levou pelo menos 30 mil fiéis ao santuário em Farroupilha, segundo a Brigada Militar. Devotos de diversas cidades começaram a chegar ao local nas primeiras horas da manhã. A imagem de Nossa Senhora, posicionada ao lado do altar, foi tocada por milhares de fiéis que pediram bênçãos ou agradeceram por graças concedidas.
Um dos momentos mais marcantes de devoção e religiosidade à Santa de Caravaggio deste sábado foi quando os peregrinos se uniram na esplanada em frente à igreja para participar da missa campal das 10h30min. Ela foi celebrada pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni, e animada por jovens que participam da 6ª Romaria da Juventude.
Leia mais
Confira o horário das missas durante a Romaria
MAPA: confira informações do trajeto ao Santuário de Caravaggio
Pastel a R$ 4, fitinhas de Caravaggio a R$ 5: saiba o que você vai encontrar no Santuário
Governador estará no Santuário de Caravaggio em Farroupilha neste domingo
Transporte durante a romaria ao Santuário de Caravaggio: saiba quanto custam as passagens
Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio
Na homilia, o bispo Dom Alessandro lembrou o lema da 140ª romaria "Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro" ao afirmar que o Papa Francisco nos pede mais humanidade, paciência e compaixão. O bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, que comemora 83 anos de vida e 58 de vida religiosa, também participou da celebração.
Entre a vida e a morte
Na fila das pessoas que esperavam para tocar a imagem de Nossa Senhora estava a cozinheira Ana Maria Capeletti, 43 anos. Ela saiu do bairro Castelo, em Caxias, às 5h de sábado. Pegou o primeiro ônibus até a igreja de São Pelegrino, de onde seguiu a pé até o santuário. Ana fez o trajeto neste sábado caracterizada de Nossa Senhora para agradecer pelo restabelecimento depois de ter ficado três dias na UTI em decorrência de complicações de um mioma e infecção generalizada.
— Eu tenho muita fé em Nossa Senhora do Caravaggio. Estava entre a vida e a morte e estou aqui. Estava em uma UTI e estou aqui, estou trabalhando, bem de saúde e muito agradecida — disse emocionada a peregrina.
As celebrações começaram às 6h e seguem até 17h deste sábado. No domingo (26), que é o Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, serão 10 missas a partir das 6h. A celebração das 10h30min é a que atrai maior púbico, por ser campal. Em seguida, ocorre a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.
O governador Eduardo Leite deve participar da missa campal deste domingo que será celebrada por dom Alessandro Ruffinoni. Conforme a organização da romaria, pelo menos 16 padres deverão conduzir as missas, com o suporte de mais de 40 Ministros da Eucaristia.