Duas ocorrências de motocicletas equipadas com dispositivos para esconder a placa foram registradas nesta semana em Caxias do Sul. Os fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul flagraram a prática em operações de fiscalização realizadas na segunda-feira (29) e na quarta-feira (1º). O acessório manipula o equipamento obrigatório e impede que a motocicleta seja identificada em casos de infrações de trânsito.
— Trata-se de um motociclista consciente do que está fazendo, que busca burlar os mecanismos de fiscalização e que só será conscientizado por meio da autuação. Estamos atentos a esse tipo de comportamento irresponsável — afirma o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares.
A prática é passível de autuação. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade é uma multa gravíssima, calculada em R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a motocicleta é removida de circulação e encaminhada ao depósito (guincho).