Pessoas em situação de rua de Bento Gonçalves voltarão a contar com uma casa de passagem municipal. O serviço entra em funcionamento a partir desta segunda-feira em um imóvel no bairro Maria Goretti. Os usuários poderão pernoitar no local das 19h às 7h, terão acesso a banho, materiais de higiene e roupas limpas. A casa tem capacidade para 27 leitos, com possibilidade de ampliação.
Em casos específicos, em que se perceba a necessidade, será avaliada também a oferta de alimentos ao acolhido - a prefeitura explica que a alimentação gratuita continuará sendo oferecida, prioritariamente, no Lar da Caridade e na Ação Social São Roque.
Além de pessoas em situação de rua, a casa de passagem também abrirá as portas a moradores de outras cidades que tenham familiares hospitalizados, por exemplo. O acolhido poderá ser encaminhado ao serviço por meio da rede de assistência social do município ou buscar o atendimento diretamente no endereço, no período da noite. Neste caso, será feito um cadastro do usuário na própria casa de passagem.
Estima-se, conforme o secretário de Habitação e Assistência Social de Bento, Eduardo Virissimo, que 45 pessoas vivam em situação de rua no município. Até então, o encaminhamento delas era feito exclusivamente para o Lar Bom Samaritano, que trabalha em convênio com a prefeitura. Porém, a estrutura fica mais afastada do centro da cidade, o que dificulta o deslocamento do público alvo da assistência social.
— A ideia é que seja uma casa de passagem, de fato. A partir do acolhimento, faremos o encaminhamento para outros serviços, se houver necessidade, buscando o crescimento social da pessoa. Por exemplo, se a questão for trabalho, faremos todos os encaminhamentos para o mercado. Se o problema for drogas ou álcool, entramos em contato com o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) — explica Virissimo.
A estrutura da Casa de Passagem conta com quartos, cozinha, sala, banheiro e lavanderia. Seis servidores da prefeitura trabalharão no local. O imóvel está localizado na Rua Francisco Navarini, 136, no bairro Maria Goretti. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451-4833.
Fechamento
Uma casa de passagem municipal, com características similares ao projeto atual, funcionou entre 2011 e 2012 em Bento Gonçalves. O imóvel tinha capacidade para 13 leitos e funcionava no térreo do Centro de Referência Especializado da Assistência Social.
Leia também
Canela abre inscrições para candidatos ao Conselho Tutelar
Homem é encontrado morto em Bento Gonçalves
Feirão de emprego do Sine segue até o fim da semana em Caxias do Sul