Um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo chega a Bento Gonçalves nesta segunda-feira (20) e segue até quarta-feira (22). O Pint of Science leva o debate de ciências aos bares, a fim de aproximar o mundo da pesquisa da sociedade. Esta será a quarta edição do evento que deve se realizar em 85 municípios do Brasil. Bento Gonçalves recebe o festival pela primeira vez.
Segundo o coordenador local do Pint of Science, Marcos Botton, o foco será em temas que envolvam uva e vinho, pela proximidade da Serra Gaúcha com o assunto. Ele explica que participarão cientistas especializados no assunto, promovendo debates que chamem a atenção da comunidade.
Bento Gonçalves pôde receber o Pint of Science por ter instituições de ciência e tecnologia na cidade, como a Embrapa e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Botton conta que é um evento anual, que promete popularizar a ciência, a fim de fazer com que a população leiga entenda o que faz um cientista.
— A nossa expectativa é que o evento se repita no ano que vem. Além disso, esperamos que a ideia se espalhe pela região, porque quanto mais cidades debatem a ciência, mais pessoas têm a oportunidade de conhecer melhor o assunto — explica o coordenador local do Pint of Science.
O festival não requer investimentos exorbitantes. Segundo Botton, todas as pessoas envolvidas trabalham de forma gratuita, por amor à ciência. Para tanto, também não serão cobradas entradas nos bares. Além disso, também há um acordo com os proprietários dos espaços para que o valor de consumação seja igual a um dia normal.
— Para receber o evento, não precisamos de recursos diretos, porque todas as pessoas trabalham de forma gratuita. Vamos oferecer brindes e camisas para divulgar o evento mas, para isso, contamos com o apoio de algumas empresas locais — conta Botton.
A expectativa é de lotação máxima nos espaços, por isso a recomendação é de que os interessados cheguem aos espaços com antecedência. Conforme Botton, a intenção é de que o debate seja extrovertido.
— Queremos incentivar as pessoas a saber mais sobre a área. Para isso, vamos oferecer um debate descontraído. No intervalo vamos oferecer brindes e também vai ter música ao vivo. Vai ser um evento com conteúdo e diversão.
O Pint of Science é uma realização da Embrapa, Ministério da Agricultura, IFRS, e conta com apoio da prefeitura de Bento Gonçalves, Fenavinho, Sicredi, Salton, Ibravin, Vinhos do Brasil, Aprovale, Asprovinho, Mr. Red, Botequim São Bento e Boteco Sports.
Confira a programação:
20/05 - Boteco Sports, 19h30
Uvas e vinhos: frutos da natureza e tecnologia
- A vida e o vinho a partir do sol, ministrado por Henrique dos Santos (Embrapa) e Leonardo Cury (IFRS)
- A precisão que vem do céu: uma nova viticultura, ministrada por Rodrigo Monteiro (IFRS)
21/05 - Botequim São Bento, 19h30
Entre leveduras e formigas: segredos da ciência
- A vida secreta das formigas, ministrada por Aline Nondillo (IFRS)
- Pequenas e notáveis: um brinde às leveduras
22/05 - Mr. Red, 19h30
O sabor do vinho brasileiro
- Carvalho: aromas e sabores do vinho, ministrado por Mauro Zanus (Embrapa)
- O gosto do terroir, ministrado por Jorge Tonietto (Embrapa)