Os 20 alunos que integram a primeira turma de guardas municipais em Bento Gonçalves atuarão em dois grandes eventos na cidade no mês de junho. Eles farão o primeiro estágio operacional supervisionado durante a 141ª Festa de Santo Antônio, em 13 de junho, e também na 16ª Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), que ocorre junto com a 29ª Expobento, de 13 a 23 de junho.
Conforme o secretário de Segurança Pública de Bento Gonçalves, José Paulo Marinho, os uniformes da Guarda Civil Municipal serão apresentados no dia 11 de junho. A formatura desta primeira turma será na segunda metade de julho, mas a data ainda não está definida.
Leia mais
Primeiros guardas municipais de Bento Gonçalves começarão a atuar em julho
"Foi uma execução", afirma delegado sobre morte de grávida em Bento Gonçalves
Conforme Marinho, os guardas portarão pistolas calibre .380. A Guarda Civil também contará com duas espingardas calibre .12, além de munição letal e não-letal.
— Os alunos também receberam instrução para uso de munição não-letal com a espingarda. Todos os 20 guardas terão uma pistola e um colete — explica Marinho.
Segundo o secretário, o número de viaturas que a Guarda irá receber ainda não está fechado, mas serão camionetes e motos.
Secretário de Segurança deixa o cargo
O secretário de Segurança de Bento Gonçalves, José Paulo Marinho, deixa o cargo no fim deste mês. Ele explica que fez o pedido ao prefeito Guilherme Pasin (PP) há cerca de 30 dias para tratar de um problema cardíaco, já que a rotina da secretaria é intensa e não permitiria tempo para fazer o tratamento necessário da forma adequada.
Marinho afirma que o nome do substituto foi definido no governo municipal. Será o capitão Diego Caetano, atualmente oficial do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) de Bento Gonçalves.