Cerca de 15 toneladas de sucata automotiva foram recolhidas na manhã desta quarta-feira (29) em um desmanche irregular interditado no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul. O material apreendido soma-se a outras 35 toneladas recolhidas na Vila Maestra, pela força-tarefa da Operação Desmanche, coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
Os desmanches ficavam próximos à RS-122 e foram interditados na terça-feira (28). No ferro velho da Vila Maestra, chamou atenção dos fiscais o risco de dano ambiental, pois o estabelecimento atuava junto a um açude. As 50 toneladas de sucata recolhidas serão destinadas à reciclagem.
Leia mais
Polícia fechou sete desmanches de veículos nos últimos três meses em Caxias do Sul
Polícia Civil fecha mais três desmanches por envolvimento com crimes em Caxias do Sul
A ação desta manhã faz parte da operação policial que resultou no fechamento de sete desmanches na cidade. Quatro deles eram credenciados ao Detran e foram alvos de investigações da Polícia Civil. Os outros três eram ferros velhos irregulares que foram interditados pela operação. O proprietário de um ferro velho chegou a ser preso na segunda-feira (27) com um Gol roubado no bairro Salgado Filho.
A ofensiva desta semana foi a segunda do mês na cidade. No dia 6 de maio, 400 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas durante o fechamento de um estabelecimento sem credenciamento no bairro Pio X.
Além das fiscalizações registradas em maio, a Operação Desmanche já havia fechado outros dois ferros velhos em outubro de 2016. A mobilização é uma estratégia para combate a crimes de roubo e furto de veículos e visa coibir o crime de receptação.