Um esquema especial de monitoramento está sendo estruturado para garantir a segurança dos 140 mil romeiros que devem seguir em direção ao Santuário de Caravaggio a partir desta sexta (24). Desde a saída de Caxias do Sul (nas proximidades do Shopping Iguatemi Caxias, até o chamado marco zero, junto ao viaduto Torto, na RS-122) será implementada sinalização e acompanhamento da peregrinação.
O trabalho da Brigada Militar (BM) conta com 194 policiais, que foram deslocados de diversas cidades da região, que vão estar posicionados em 42 setores estratégicos durante o trajeto. Além dos agentes de Caxias do Sul, também participam das atividades policiais em formação dos batalhões de Igrejinha e Bento Gonçalves. A BM vai disponibilizar policiamento a cavalo, de motocicleta, viatura e em plataformas de elevação. Ao longo do percurso ainda serão utilizadas 14 câmeras de videomonitoramento e um drone que vai fornecer imagens aéreas do trecho.
Já o Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Farroupilha vai designar 60 policiais responsáveis por orientar os motoristas a terem atenção com os romeiros e facilitar a travessia em pontos considerados críticos, como o marco zero e a estrada em direção a Mato Perso, na RS-453. Serão colocados mais de 400 cones de sinalização viária e gradis de proteção aos pedestres em pontos de fluxo intenso de veículos.
— Vamos monitorar o fluxo no retorno do Santuário diante da grande quantidade de ônibus que saem do Santuário. Nesse ano temos que ter uma atenção especial ao gargalo da Havan, que pode ter algum congestionamento no retorno – destaca o comandante do Grupo Rodoviário de Farroupilha, Marcelo Stassak.
A Fiscalização de Trânsito de Caxias do Sul também vai fornecer apoio aos romeiros com a participação de 30 fiscais que vão estar junto aos pontos de maior movimentação.