A promotora de justiça Sílvia Regina Becker Pinto, 55 anos, recebeu título de Cidadã Caxiense em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Caxias. A distinção foi sugestão da vereadora Paula Ioris (PSDB) e foi aprovada por unanimidade.
Policiais militares, integrantes do Judiciário e famílias que perderam entes queridos estiveram presentes na homenagem. Os pais da menina Ana Clara Benin Adami, 11 anos, que foi morta em junho de 2015, quando ia para a catequese na Igreja do Pio X, também compareceram à homenagem.
A vereadora Paula lembrou que o trabalho da promotora à frente da 1ª Promotoria Criminal reuniu diversas famílias que tiveram familiares assassinados e foram acolhidos em seu escritório quando buscavam justiça, e a prisão dos assassinos. Paula, que perdeu filho Germano, aos 13 anos, brutalmente assassinado, em janeiro de 2012, declamou um poema sobre a dor da perda.
Emocionada, a promotora agradeceu às homenagens do 12º BPM, entregue por crianças fardadas acompanhadas por um dos cães da Brigada Militar e também da promotora Janaína de Carli. Ela relembrou sua trajetória desde a infância até a atuação em Caxias.
A carreira da promotora iniciou em 1998 na comarca de Sapiranga. Seis anos depois, foi promovida para assumir o cargo em Novo Hamburgo, onde ficou por sete anos. Em 2008 veio para Caxias do Sul. Depois de dez anos em Caxias, a promotora pediu transferência para Porto Alegre onde assumiu a 13ª Promotoria da Fazenda Pública com atribuições no Tribunal do Júri. A estreia na capital gaúcha aconteceu em 18 de março.