Quem passou esta semana pela Marquês do Herval, entre Pinheiro Machado e Avenida Júlio, e também na Praça Dante, em Caxias do Sul, encontrou cerca de 30 latas penduradas em árvores. As ruas e os espaços públicos estavam mais bonitos, coloridos e promovendo uma sempre bem-vinda reflexão. Assim se ajuda a deixar a cidade mais bonita.
Pintadas e com a inscrição de um manifesto poético nelas, essas latas, que são sobras de grafite, mostram o resultado do projeto Latas Poéticas, do Studio Santa Lata, idealizado pelo grafiteiro Andrigo Martins. Elas foram feitas por cerca de 50 alunos do próprio estúdio, e do Centro Educativo Jardelino Ramos, que têm idades entre 12 e 15 anos. Em uma delas, havia a seguinte inscrição: "Nem todos que tentaram conseguiram. Mas, com certeza, todos que conseguiram tentaram."
— Assim, promovemos a reutilização, o restauro delas. Foram pintadas, e os alunos escreveram um manifesto poético, autoral ou não. Essas latas com os manifestos foram colocadas nas árvores para que as pessoas possam recolhê-las e levar para casa. A ideia é que essa proposta se dissemine por toda a cidade, chegando aos bairros mais periféricos também — explica Martins.
Ele conta que, depois de serem penduradas nas árvores, na segunda-feira (15), mapeou a colocação das latas e constatou que várias delas — ele não contou quantas — haviam sido retiradas e levadas, conforme é o propósito do Latas Poéticas.
O Studio Santa Lata existe há cerca de cinco meses. A ideia do Latas Poéticas é mais antiga, já tem alguns anos, e surgiu nas ruas dos bairros da Zona Norte da cidade.
Leia também
Prefeito de Caxias Daniel Guerra protocola projeto do uniforme e kit escolar
Cristãos e judeus refletem sobre a importância da Páscoa
Conheça a chocolataria de Caxias do Sul que produz bean to bar