Em março deste ano, a Prefeitura de Caxias do Sul anunciou que retomaria as obras na Escola de Educação Infantil Planalto Rio Branco, no bairro Charqueadas. Entretanto, nesta semana, houve um novo desdobramento. As reformas foram interrompidas, em decorrência de vazios no terreno, provocados pela retirada de camadas de solo mais fino.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que, devido a isso, construirá duas escolas para atender as crianças em um novo local, o que vai encarecer o custo inicialmente estimado para a reabertura, mas também vai ampliar o número de vagas previsto anteriormente. Os espaços ficarão a cerca de 855 metros da antiga instituição, na esquina da Avenida dos Girassóis com a rua Rafael Rosa dos Santos, e serão denominados de Planalto Rio Branco I e II.
Leia Mais:
Obras na Escola Infantil Planalto Rio Branco, em Caxias, devem ser entregues até o final do ano
A Prefeitura gastará mais de R$ 2 milhões para construir as duas unidades. Se as reformas não tivessem apresentado problemas, o valor estimado seria de R$ 250 mil para deixar o local existente apropriado.
A expectativa é que as duas construções, juntas, atendam um total de 162 crianças em turno integral ou 324 em turno parcial. Com a reforma, seriam atendidas 120 crianças em turno integral.
A secretária de Educação, Marina Matiello, afirma que a Smed só teve ciência deste problema no decorrer da semana do dia 25 de março, mas foram necessários laudos para confirmação e estudos para buscar a melhor alternativa. A titular da pasta ainda defende que essa alteração é de extrema importância para zelar pela segurança dos estudantes, pois o prédio corria risco de desabamento.
Leia Também:
Consumidores fazem fila para inauguração do atacarejo Stok Center em Caxias do Sul
Moradores reclamam de falta de iluminação no Parque dos Macaquinhos em Caxias