Um dos instrumentos fundamentais de segurança ao dirigir parece ter caído no esquecimento dos motoristas em Caxias do Sul. De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, o número de atuações passou de 153 em 2018 para 431 de janeiro a março deste ano, um crescimento de 180%.
Dentro da estatística estão os casos flagrados diariamente pelos fiscais de trânsito, tanto de condutores como de passageiros. Vale lembrar que o uso do cinto é obrigatório em todo o país há 21 anos e, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de usar o equipamento é uma infração considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
— A importância do uso do cinto é difundida há anos em campanhas educativas. Deveria ser um assunto superado, mas os números mostraram que o caxiense precisa de mais atenção ao tema. Os dados deixam claro que o trabalho de fiscalização se torna ainda mais imprescindível, com os fiscais cobrando a utilização do cinto e sendo fundamentais na preservação de vidas do trânsito — destaca o titular da pasta, Cristiano de Abreu Soares.