Uma parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e 14 municípios da Serra facilitará o acesso a atendimento odontológico de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio do acordo, mais de 500 usuários por mês devem ser beneficiados com cirurgias, tratamento de canal, radiologias, entre outros procedimentos de forma gratuita.
Os atendimentos iniciaram em março e ocorrem no Centro Odontológico da UCS. São cerca de 150 alunos que fazem os procedimentos nos pacientes. Conforme o coordenador do curso de Odontologia da UCS, Felipe Corá, os estudantes estão aptos a atender os usuários a partir do terceiro semestre. As atividades, no entanto, são divididas de acordo com o conhecimento de cada aluno.
— Muitos municípios têm uma fila de espera muito grande e outros não dispõem de todos os equipamentos necessários para execução dos tratamentos. A intenção é proporcionar um atendimento de qualidade para as pessoas que não têm condições de buscar na rede particular, além de proporcionar ao aluno o conhecimento do SUS. É muito importante para a formação humana e técnica dos nossos estudantes — explica o coordenador.
Conforme Corá, o acordo entre a instituição de ensino e os municípios não prevê troca financeira.
As 14 cidades que já fecharam a parceria são responsáveis pelo agendamento, encaminhamento e transporte dos pacientes. Já a UCS arca com a mão de obra, estrutura e os materiais utilizados nos procedimentos. A ideia é expandir a iniciativa para outras cidades ainda no primeiro semestre deste ano com a ajuda da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.
Os atendimentos ocorrem no Bloco S da UCS, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, conforme o agendamento realizado pelos municípios.
Conveniados
Municípios que possuem convênio atualmente com a UCS: Caxias do Sul, Monte Belo do Sul, Alto Feliz, Farroupilha, Nova Petrópolis, Boa Vista do Sul, Protásio Alves, Jaquirana, São Vendelino, Feliz, Fagundes Varela, São Marcos, Vale Real e Nova Roma do Sul.